quarta-feira, 5 de junho de 2013

Ensino Superior

Presidente Dilma Rousseff sanciona leis que criam quatro novas universidades federais no país
Juntas, as instituições atenderão 38.360 estudantes em 145 cursos de graduação

Foram sancionadas pela presidente Dilma Rousseff, na tarde desta quarta-feira, 05/06, as leis que criam quatro universidades federais no país, sendo duas na Bahia, uma no Ceará e outra no Pará. Ao todo, o governo prevê que as novas instituições beneficiem 38.360 alunos, que poderão escolher entre 145 novos cursos de graduação. Durante a cerimônia, que foi realizada em Brasília, a presidente destacou a ampliação no ensino superior. "Criar universidades é um ato importante porque, além de criar oportunidades, tem um efeito transformador nas pessoas, nas regiões e no país", pontuou a presidente.

As novas instituições que passam a integrar o quadro do Ministério da Educação (MEC) são a Universidade Federal do Cariri (UFCA), no Ceará; a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa); além das federais do Oeste (Ufob) e do Sul da Bahia (Ufesba). Para atender os estudantes serão contratados 1.677 professores e 2.156 técnicos administrativos. O objetivo é que os novos campi cheguem a 16 cidades no Norte e Nordeste do país.

As novas Universidades
A Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) terá sede na cidade de Barreiras e campi nos municípios de Bom Jesus da Lapa, Barra, Santa Maria da Vitória e Luís Eduardo Magalhães. A UFOB contará com 35 cursos de graduação e pós-graduação e atenderá 7.930 estudantes.
A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFESBA) terá sua sede em Itabuna, com campi nos municípios de Porto Seguro e Teixeira de Freitas. Serão oferecidas 36 opções de cursos a 11.110 estudantes de graduação e pós graduação.

No Pará, a Unifesspa vai atender 128 mil estudantes em 47 cursos em campi localizados nos municípios de Marabá, Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara.
A UFCA (Universidade Federal do Cariri), vai oferecer 27 cursos e terá cerca de 6.500 estudantes. As cidades atentidas serão Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato.

Cefet-MG briga por reconhecimento
Em Minas Gerais, o Centro Federal de Educação Tecnológia (Cefet-MG) briga para ser reconhecido pelo Ministério da Educação como universidade. Em maio, uma Frente Parlamentar foi criada para debater o assunto. O reconhecimento da instituição mineira pode levar campi universitário a cinco regiões do estado e mais de 11mil alunos.
Fonte: www.uai.com.br

Nenhum comentário: