sábado, 4 de maio de 2013

Nhá Chica e Padre Victor

Nhá Chica
A  beatificação de Francisca de Paula de Jesus (1810-1895), a Nhá Chica, filha de ex-escrava poderá ter culto público com sua imagem dentro dos limites da Diocese de Campanha. Nascida no povoado de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno, um dos atuais cinco distritos de São João del-Rei-MG, onde foi batizada no dia 26 de abril de 1811. Pouco tempo depois sua família mudou-se para a cidade de Baependi, no sul de Minas, onde viveu até 14 de junho de 1895, data de seu falecimento, porém só foi sepultada dia 18 de junho no interior da capela dedicada à Nossa Senhora da Conceição, construída por ela.

Padre Victor
Um dos próximos beatos brasileiros deverá ser o padre Francisco de Paula Victor (1827-1905), negro e descendente de escravos como Nhá Chica, beatificada na tarde deste sábado em Baependi, onde viveu mais de 70 anos. Filho da escrava  Lourença Maria de Jesus, padre Victor nasceu em Campanha-MG, em 12 de abril de 1827 e morreu em Três Pontas-MG, em 23 de setembro de 1905. Seu processo de beatificação começou junto com o de Nhá Chica, em 1992. O Vaticano já reconheceu suas virtudes heroicas, o que lhe valeu o título de venerável.

O bispo d. Diamantino Prata de Carvalho, da Diocese de Campanha, a qual pertencem as cidades de Baependi e Três Pontas, está entusiasmado com a possibilidade de poder contar em breve com dois santos na região, o mesmo acontece com políticos e comerciantes que preveem um crescimento do turismo nas cidades do Circuito das Águas, que inclui também São Lourenço, Campanha, Cambuquira e Lambari.

Baependi deverá entrar, com a Beata Nhá Chica, no roteiro religioso de Aparecida e Guaratinguetá, cidades respectivamente do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida e de Santo Antônio de Sant'Anna Galvão, n o vale do Paraíba Paulista.
Fonte: www.uai.com.br

Nenhum comentário: