segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Literatura

 “Alma – A história da arena esportiva mais antiga do país” 
O livro no formato de história em quadrinhos, relata momentos marcantes do Parque Antártica, criado em 1890 após um grupo de imigrantes alemães inicialmente para ser uma área de lazer para os funcionários de uma fábrica de cervejas. E que em 1902 recebeu um jogo histórico: Germânia x Mackenzie, a partida inaugural do Campeonato Paulista, o primeiro campeonato oficial de ‘football’ realizado no Brasil. Portanto, o jogo oficial número 1 do futebol pentacampeão do mundo.


O Palestra, ou Parque Antartica, que viu atuações de craques nacionais de praticamente todas as gerações. Desde o pioneiro Charles Miller, passando por Friedenrich, Leônidas da Silva, Oberdan Cattani, Pelé, Garrincha, Ademir da Guia, Romário, Ronaldinho Gaúcho e Neymar.

O livro retrata a história do local, antes mesmo de ele ser comprado pela diretoria do então Palestra Itália, em 1920. O Parque Antártica foi palco de torneios de outros esportes, com tênis e boxe, além de ter recebido a primeira corrida de automóveis disputada na América Latina e ter sido a base do pouso do primeiro avião do correio aéreo brasileiro.

Nenhum comentário: