sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Seleção brasileira

O técnico Mano Menezes foi demitido no comando da seleção brasileira na tarde desta sexta-feira.

Toda comissão técnica foi dissolvida, incluindo Rodrigo Paiva, ex-diretor de comunicação. Os substitutos serão divulgados apenas em janeiro de 2013. Muricy Ramalho, Abel Braga, Carlos Alberto Parreira, Luiz Felipe Scolari, e até mesmo Pepe Guardiola, são os nomes do momento.

Mano Menezes disputou 33 partidas a frente da seleção brasileira, e teve 21 vitórias, seis empates e seis derrotas, o que dá um aproveitamento de 69,69% (69 pontos de 99 disputados).

O novo treinador terá que assumir o time a seis meses do início da Copa das Confederações. Antes de Mano Menezes, o último técnico demitido no meio de um trabalho na seleção brasileira foi Emerson Leão, após fiasco na Copa das Confederações de 2001, quando perdeu para a Austrália e ficou na quarta colocação. Leão, que não ficou nem um ano à frente do cargo, substituiu Vanderlei Luxemburgo, que havia sido demitido depois de fracassar nos Jogos Olímpicos de 2000.

Depois de Leão, Luiz Felipe Scolari assumiu o cargo e foi até a Copa do Mundo de 2002, quando foi campeão. Filipão saiu para assumir o comando da seleção portuguesa e foi substituído por Carlos Alberto Parreira, que fez trabalho de quatro anos, até o fim da Copa de 2006.

Após o fracaso na Copa da Alemanha, Parreira deixou o comando da seleção, e Dunga (sem jamais ter dirigido qualquer time ou seleção) assumiu e foi até a Copa de 2010, com novo fracasso da seleção e a inevitável dissolução da comissão técnica.Sem treinador fixo, Muricy Ramalho, então técnico do Fluminense foi convidado, mas por motivos não esclarecidos, não aceitou. Sem Muricy, Mano Manezes, mesmo sem conquistas relevantes no currículo, e com um forte lobby do "diretor" de seleções da CBF, Andres Sanches, Mano Menezes foi o "escolhido". Muito teórico e pouco prático, o novo treinador não conseguiu esboçar uma seleção, e sua demissão era questão de tempo.

Nenhum comentário: