sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Chapecó-SC

Tupi: Douglas Borges, Henrique, Wesley Ladeira, Fabrício Soares e Jean Batista; Georges, Bruno Paiva, Bruno Ramos e Glauber; Fabinho e Cassiano. Técnico: Antonio Carlos Ropy.
Chapecoense:
Arbitragem:
Transmissão:

                                   Chapecó-SC
Chapecó é uma cidade localizada no oeste do estado de Santa Catarina, considerada a capital brasileira da agroindústria e capital catarinense de turismo de negócios. É uma cidade planejada, e seu traçado é em forma de xadrez. Possui 189.052 habitantes (IBGE/2010), a sexta cidade mais populosa do estado.
Situada na bacia hidrográfica do Rio Uruguai, cujo curso define a divisa com o estado do Rio Grande do Sul. Os municípios vizinhos são, basicamente, distritos desmembrados como Cordilheira Alta, Seara, Xaxim, Coronel Freitas e Nova Itaberaba.
Denominação
"Chapecó" é um vocábulo de origem Kaingang, que significaria "Donde se avista o Caminho da Roça".
História
Com a criação, em 1943, do Território Federal do Iguaçu, ao qual Chapecó passou a pertencer. Em 1946, com a extinção do referido Território, Chapecó volta a fazer parte de Santa Catarina.
Por ser atualmente uma das maiores cidades da região do antigo Território do Iguaçu, Chapecó foi fortemente cotada (juntamente com Cascavel) para se constituir na capital de um eventual Estado do Iguaçu, pretendido por alguns movimentos emancipacionistas das regiões oeste e sudoeste do Paraná e oeste catarinense nos últimos sessenta anos. As duas cidades recebem a denominação de "Capital do Oeste".
Região Metropolitana
Chapecó, Xanxerê, Xaxim, Arvoredo, Paial, Sera, Guatambu, Planalto Alegre, Nova Itaberaba, Coronel Freitas Pinhalzinho, Águas Frias, Nova Erechim, águas de Chapecó, Saudades, São Carlos, Itaí, Xavantina, Faxinal dos Guedes, Marema, Quilombo, União do Oeste, Caxambu do Sul, Palmitos e Cunhataí.
Transporte
Aeroporto Serafim Bertaso 

Nenhum comentário: