quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Literatura

"Garrincha x Pelé: a influência da mídia na carreira de um jogador"
Garrincha e Pelé brilharam no primeiro título do futebol brasileiro na Copa de 1958 na Suécia. Com a contusão de Pelé, Garrincha foi o principal responsável pelo bi mundial em 1962, no Chile. A situação se inverteu em 1970, quando o Garrincha ficou fora da copa e Pelé foi a estrela do tri, no México.

Se enfrentaram várias vezes nos áureos tempos de Botafogo (Garrincha) e Santos (Pelé). Mas quem levaria a melhor em um duelo individual, onde apenas Garrincha, Pelé e uma bola estivessem em campo? Essa é a proposta do livro "Garrincha x Pelé: a influência da mídia na carreira de um jogador", que o jornalista e escritor Filipe Mostaro lançou recentemente.

O livro começou a tomar forma em 2005, quando Filipe Mostaro apresentou sua tese de conclusão de curso (monografia) na Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Nos últimos anos, o autor trabalhou na atualização do projeto original, revendo dados e traçando paralelos com jogadores como Neymar e Ronaldo. Também analisou a história dos dois no cinema, nos filmes "Pelé eterno" e  "Garrincha - Estrela Solitária".

Nenhum comentário: