quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Eleições 2012

Borá-SP

Apontada pelo Censo 2010 como a cidade com menor número de habitantes no país (são apenas 805 moradores), Borá (487 km de São Paulo) tem dois candidatos a prefeito. Um deles concorre à reeleição, Luiz Carlos Rodrigues (PT), mais conhecido como Luiz do Açougue. O outro, é Nelson Celestino Teixeira (PSDB), que já foi prefeito da cidade por quatro vezes. Outros 38 candidatos concorrem a 09 cadeiras do Legislativo. A disputa contava com 40 candidatos, mas duas pessoas renunciaram.

O fato de a cidade ter poucos habitantes não significa que ser eleito em Borá seja mais fácil do que em municípios com populações maiores. Nas eleições de 2008, por exemplo, o quarto vereador mais votado teve apenas um voto a mais que o quinto colocado. Foram 36 contra 35. O mesmo ocorreu entre o sexto e o sétimo mais votados: 33 contra 32.

Além da disputa acirrada, há critérios da legislação eleitoral que fazem com que, mesmo que tenha uma quantidade suficiente de votos, o candidato não possa assumir a vaga. Um deles, por exemplo, é o quociente eleitoral, que define quais partidos terão mais cadeiras no Legislativo. Outro exemplo é o artigo 110 do Código Eleitoral, segundo o qual quando dois candidatos têm a mesma quantidade de votos, quem assume a vaga é o mais velho.

Para garantir votos, a estratégia de campanha dos candidatos acontece como na maioria das cidades pequenas: de porta em porta

Em Borá existem mais eleitores do que habitantes: são 1.071 votantes. Moradores dizem acreditar que algumas pessoas tenham se mudado da cidade, mas não tenham transferido seus títulos. A cidade, porém, corre o risco de perder o "título" de cidade com o menor número de moradores. As últimas estimativas populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgadas em 31 de agosto, mostram que o município mineiro de Serra da Saudade empatou com Borá, cada um teria 807 habitantes.

Em algumas casas e famílias, há mais de um candidato. É o caso de Marcia Luciane Silva dos Santos, candidata a vereadora pelo PTB, que disputa com o pai, Carlinho Zica (PSB), com o irmão, Angelo Aparecido da Silva (PSDB), e com o marido, que concorre com o nome de Paulo Mecânico (PSB). A aposentada Aparecida Merci, mãe de Marcia e de Angelo, brinca que terá que fazer um sorteio para decidir de quem será seu voto.

Se a maioria das cidades pequenas sofre, em geral, por ter poucas oportunidades de trabalho para oferecer a seus moradores, Borá não fugiria da regra. De acordo com o IBGE, o município tem 597 pessoas com 18 anos ou mais, ou seja, aptos a trabalhar com carteira assinada (excetuando os adolescentes que poderiam trabalhar como menores aprendizes).

As principais alternativas de trabalho no município estão na Usina Ibéria, que contrata 190 moradores, e a prefeitura, que emprega 110. O comércio também é escasso. Há apenas uma farmácia, um açougue, uma padaria, três bares, uma lotérica, dois pequenos mercados, um posto de gasolina, uma fábrica e dois trailers que vendem lanches.
Fonte: www.uol.com.br/

Nenhum comentário: