quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Eleições 2012

Edu (PMDB) e Gilberto Costa (PT)

Para muitos a Seleção Brasileira campeã mundial no México em 1970 foi a melhor de todos os tempos. E pensando neste carinho popular que o ex-ponta esquerda Edu, um dos 22 jogadores campeões em gramados mexicanos, quer ser eleito vereador na cidade de Santos. Filiado ao PMDB, Edu está na coligação que apóia Aquino (PMDB) para prefeitura santista. Gilberto Costa, não tão brilhante como Edu, mas muito guerreiro, é outro candidato "da bola" na Baixada Santista.

Da seleção campeã mundial em 1970 três jogadores obtiveram mandato popular: Carlos Alberto Torres foi vereador no Rio de Janeiro, Wilson Piaza, vereador em Belo Horizonte e depois deputado estadual em Minas Gerais e Zé Maria, vereador em São Paulo.

E um fato triste marcou os campeões de 1970. O lateral-esquerdo Everaldo morreu fazendo campanha para deputado estadual no Rio Grande do Sul. Nas andanças para ganhar votos no interior gaúcho, Everaldo acidentou-se na estrada, morrendo em 27 de outubro de 1974.

O folclórico atacante Dario "Peito de Aço", no período que morou em Campinas, no interior paulista, também tentou ser vereador, mas derrapou nas urnas. Um tropeço para o Dadá Maravilha.

Edu na Copa de 1966 com apenas 16 anos

E, agora, prestes a completar 63 anos, Edu quer marcar sua história também na política. Em 1966, quando tinha apenas 16 anos, Edu disputou a Copa na Inglaterra, sendo o mais jovem jogador a disputar uma Copa do Mundo. Edu é tido com um dos maiores jogadores da história do Santos.

Somente não entra no melhor time de todos os tempos pois a concorrência é com Pepe, segundo maior artilheiro do Santos, atrás apenas de Pelé. Aliás, Edu foi o sucessor de Pepe na camisa onze santista.

Sempre brigando contra a balança, Edu teve seu auge entre o final dos anos 1960 e início dos anos 1970, tendo disputado, também, a Copa de 1974. Em 1977, na histórica conquista do Corinthians no título paulista, Edu era o reserva de Romeu. No final de carreira ainda jogou no Monterrey do México, Tamba Bay dos Estados Unidos, Nacional-AM e São Cristovão-RJ.

Gilberto Costa
Outro ex-jogador que briga por uma vaga na Câmara dos Vereadores de Santos é ex-meia Gilberto Costa. Filiado ao PT, Gilberto Costa apoia Telma de Souza (PT) na campanha para prefeitura de Santos.

Revelado pelo Santos, onde foi campeão paulista em 1978 formando no time dos meninos da Vila, Gilberto Costa, hoje com 54 anos, rodou o Brasil e jogou em várias equipes. Com estilo guerreiro, Gilberto Costa ora jogava como meia de armação, ora como cabeça-de-área, sendo um ótimo cobrador de faltas.

Depois de vestir a camisa do Santos, virou um cigano e atuou no Inter de Limeira (onde foi campeão paulista em 1986), Corinthians, XV de Piracicaba, Noroeste, Operário de Campo Grande-MS, Bragantino, Inter-RS, Atlético Paranaense, Comercial, Botafogo de Ribeirão Preto, Bahia-BA, Portuguesa Santista e encerrou a carreira no Primavera de Indaiatuba.
Fonte: Futebol Interior

Nenhum comentário: