sexta-feira, 13 de julho de 2012

Leão x Galo


Villa Nova Atético Clube (Nova Lima-MG) x Clube Atlético Mineiro (Belo Horizonte-MG)
por Wagner Augusto Álvares de Freitas*

Neste sábado (14 de julho), o clássico mais antigo de Minas Gerais vai completar 100 anos: Villa Nova x Atlético se enfrentaram pela primeira vez no dia 14 de julho de 1912.

O primeiro jogo, um amistoso, ocorreu num festival em homenagem ao aniversário de Bueno Brandão, que era o presidente de Minas Gerais. O 14 de Julho era também comemorativo à liberdade e à independência dos povos americanos e por isso uma banda de música se apresentou durante o jogo.

O antigo campo do Atlético foi o palco da primeira partida entre Leão e Galo. O local era localizado na Av. Paraopeba, atual Rua Augusto de Lima, onde hoje está construído o Minascentro.

O capitão do Villa nesse amistoso foi John Clemence e o do Atlético, Meirelles. Na preliminar, os times de aspirantes de Atlético e Villa Nova se enfrentaram e o Galo venceu por 4x0.

FICHA TÉCNICA
14/07/1912 – domingo – Amistoso
Atlético 5x1 Villa Nova
Gols – Meirelles, Meirelles, Meirelles, Meirelles, Morgan (A) – Trevice (V)
Local – Estádio do Atlético na Av. Paraopeba (Belo Horizonte-MG)
Atlético – Nullo, Morethzon e Alfredo; Sebastião Laranjeiras, Henrique den Dopper e Proença Sigaud; Jair Reis, João Brito, Meirelles, Morgan e Aristides. Técnico – Francisco Neto.
Villa Nova – John Clemence, Willy Willians e Albert Clemence; George Fellews, Eduardo Morgan e Baptista; Dimas, Aristeu, Trevice, João Moreira e Machado. Técnico – Ground Committee.
Wagner Augusto Álvares de Freitas é jornalista.
FONTE: ALMANAQUE DO LEÃO DO BONFIM


Nenhum comentário: