segunda-feira, 30 de julho de 2012

Literatura

"A herança e a procura"
Depois de lançar os livros de contos "Nó de sombras" (IMS/SP) e "Hóspedes do vento" (Nankin Editorial) e o romance "O estranho no corredor" (7 Letras), o escritor Chico Lopes, para comemorar seus 60 anos, completados em maio, acaba de se aventurar no pantanoso terreno da literatura de memória.

Com a segurança dos bons narradores, ele publica "A herança e a procura", bem construído mosaico de histórias em que passou a limpo as últimas quatro décadas, desde que resolveu deixar Novo Horizonte, no interior de São Paulo, para se fixar em Poços de Caldas, no Sul de Minas, onde coordena o cinevideoclube do Instituto Moreira Salles.

O resultado do esforço, que lhe custou três anos de trabalho, foi conseguir construir algo verdadeiro, calcado em coisas vistas e sentidas. O lado sofrido da escrita, revela Chico Lopes, veio sobretudo de algumas lembranças familiares e de pessoas que não existem mais. Também foi triste constatar as modificações de Novo Horizonte, que atualmente se expande em vilas e bairros periféricos.

Mas valeu o esforço de reconstrução – dos primeiros anos na Rua Antônio Sabino, onde ele viveu 16 anos, aos primeiros passos como escritor, passando pelo contato definitivo com seu mentor, Ignácio Loyola Brandão. Durante muito tempo, os dois mantiveram intensa correspondência.

Nenhum comentário: