domingo, 8 de julho de 2012

Literatura

"Os Hinos do Futebol Carioca - de Coelho Neto a Lamartine Babo"
O professor e músico Bruno de Castro Souza lançou, na livraria da Travessa do Barra Shopping no Rio de Janeiro, o livro “Os Hinos do Futebol Carioca – de Coelho Neto a Lamartine Babo”. O livro, baseado em uma dissertação de mestrado da Universidade Castelo Branco, trata de duas das maiores paixões brasileiras: música e futebol. Ele é uma pesquisa sobre os hinos oficiais e populares dos clubes do Rio de Janeiro.


Neste trabalho Bruno Castro apresenta a origem, a história e o valor dos hinos dos clubes cariocas, mostrando ao longo do livro, os nomes de seus criadores, sejam dos oficiais, como dos populares na já consagrada obra de Lamartine Babo.
O autor traz numa linguagem simples um momento de lazer esportivo e leva o leitor a buscar e a conhecer informações sobre o hinário oficial e popular dos clubes, além de contribuir com conteúdos social, político e econômico abordado nos mesmos. Ele traça uma linha do tempo que vai da chegada de Charles Miller ao Brasil, passando por Coelho Neto, autor, por exemplo, do primeiro hino do Fluminense, feito em 1915, até a popularização dos temas através das marchas de Lamartine.

Como amante do futebol e do samba, o autor presenteia os leitores com um CD que está encartado no livro onde interpreta, acompanhado um time de músicos de primeira linha sob a direção musical de Wanderson Martins, os 14 hinos abordados dos times Fluminense, Flamengo, Botafogo, América e Vasco da Gama.

Nenhum comentário: