quinta-feira, 7 de junho de 2012

Literatura

"Madre Teresa de Jesus"
Existe a MADRE TERESA DO BRASIL. Todos conhecemos a Madre Teresa de Calcutá, celebrada em todo o mundo. A história da Madre Teresa do Brasil acaba de ser contada em livro, por Marisa Marega, jornalista, editora do telejornal Bom Dia Brasil, na TV Globo em São Paulo. Com prefácio de Chico Pinheiro, jornalista mineiro que apresenta o "Bom Dia Brasil" na Rede Globo, que, em sua adolescência, conheceu Madre Teresa no emblemático Carmelo de Juiz de Fora. Tudo começou no Carmelo Sâo José de Petrópolis, que acolheu a garota órfã de mãe, nos primeiros anos do século XX. Nascida em 1898, na cidade de Caetés, no interior de Minas, era sobrinha da priora do Carmelo de Petrópolis. Por sugestão de Irmã Inês, a Mãezinha, mestra das religiosas, Teresa foi educada para ser a típica moça de boa família, com reserva assegurada no Colégio Sion. Mas a garota que detestava as grades, tagarela com os amigos, para assombro de todos, decide ser carmelita. Assume o nome de Irmã Teresa de Jesus, por identificação com a Santa Teresa de Ávila. Destacou-se como priora no Carmelo de Petrópolis onde viveu sempre à frente do seu tempo. Aprimorou a vida espiritual e intelectual na convivência com figuras ímpares que frequentavam o carmelo, como Alceu Amoroso Lima. Mas não lhe faltaram problemas por causa de sua devoção de reformadora. Tal como teresa de Ávila partiu para uma fundação, onde pudesse prevalecer a vivência do Evangelho, a acolhida de todos sem discriminação. Com suas companheiras e o auxílio de benfeitores fundou o histórico Carmelo de Juiz de Fora, que, ao longo dos anos, Madre Teresa abriu para o mundo. Consagrou-se como "A professora de Amor", agindo mais pela caridade do que pela estrita observância. Acolhia toda sorte de pessoas em busca de consolação, exercia a misericórdia, o que inclui mas ultrapassa a nossa simples solidariedade. Nos anos da ditadura abrigou os que precisavam cair na clandestinidade, como Frei Betto. Outros jovens famosos e não famosos tiveram sua vida influenciada pelo carisma do Carmelo.

2 comentários:

Anônimo disse...

MAIS UMA VEZ FAZENDO PROPAGANDA CATÓLICA DO LIVRO DE MADRE TERESA DE JESUS DE JUIZ DE FORA/MINAS GERAIS. MESMO NÃO SENDO CATÓLICO. LIVRO ESSE OUTORGADO POR CHICO PINHEIRO, O FAMOSO JORNALISTA DA REDE GLOBO DE TELEVISÃO

Monjas Carmelitas Descalças disse...

Querido Carlos, Deus lhe abençoe.
Somos-lhe muito gratas por seu comentário a respeito do livro de nossa Madre Teresa de Jesus do Brasil.
Hoje estamos celebrando 30 anos de sua partida.Todos nós fomos beneficiados por sua vida aqui na terra e com certeza, hoje, ela do céu continua a nos olhar, guiar e proteger junto de Deus. Sem limites humanos, poderá ser intercessora que nos vê com o olhar de Deus, sabendo o que realmente nos convém.
Abraços carinhosos de suas Irmãs Carmelitas, de Juiz de Fora - Itaguaí e hoje em Bananeiras_PB.