quarta-feira, 11 de abril de 2012

Literatura

 “Blindados no Brasil - Um Longo e Árduo Aprendizado”
O primeiro volume do livro “Blindados no Brasil - Um Longo e Árduo Aprendizado” é uma iniciativa do pesquisador Expedito Carlos Stephani Bastos (coordenador do portal UFJF/Defesa) e da Taller Comunicação Editora. É a primeira obra a retratar toda a trajetória do emprego e desenvolvimento de veículos blindados no país, uma história que completa 90 anos em 2011.

Com 248 páginas, o primeiro volume resgata a história dos carros de combate e blindados utilizados pelas forças armadas e de segurança pública brasileiras desde 1921 até 1979. O período seguinte, de 1980 a 2011, será retratado na segunda parte da obra, a ser lançada no segundo semestre. A pesquisa impressiona pela riqueza de detalhes, englobando desde particularidades sobre a operação até aspectos técnicos de projeto e construção.

O trabalho realizado pelo pesquisador Expedito Carlos Stephani Bastos se destaca ainda pela vasta iconografia. Apenas para a primeira parte, foram reunidas mais de 300 imagens de época (inclusive coloridas), além de desenhos técnicos originais, ilustrações e fotos de maquetes confeccionadas pelo autor para reproduzir em detalhes os modelos mais raros. A seleção foi feita a partir de pesquisas no Brasil e em vários acervos militares internacionais.

O primeiro volume de "Blindados no Brasil - Um Longo e Árduo Aprendizado" rememora alguns momentos decisivos para o desenvolvimento da produção desses veículos no país, como as ações pioneiras empreendidas durante as revoluções das décadas de 1920/1930 e as iniciativas de remotorização e nacionalização realizadas pelos militares a partir de 1967, as quais resultaram em modelos de sucesso internacional.

No campo estratégico, Expedito Bastos analisa as principais políticas adotadas ao longo das nove décadas de história, com os seus característicos ciclos de estímulo, ora voltados à nacionalização ora para a importação de blindados. Uma situação que acabou gerando um setor marcado pela alta instabilidade, baixo investimento e pouca inovação, o que acaba desestimulando as iniciativas de desenvolvimento de tecnologia própria.

Bacharel em Direito e pesquisador de assuntos militares da Universidade Federal de Juiz de Fora, Expedito Carlos Stephani Bastos é um dos maiores especialistas brasileiros na área de temas militares, principalmente sobre a sua evolução tecnológica. Desde a década de 1980, ministra palestras em unidades operacionais, escolas e institutos militares, além de publicar inúmeros artigos (inclusive no exterior) sobre a evolução dos blindados no país e outros temas relevantes para o resgate da memória tecnológica militar nacional.
Fonte: www.ecsbdefesa.com.br/

Nenhum comentário: