segunda-feira, 30 de abril de 2012

Atlético-MG

Atlético se despede da Arena do Jacaré com 65% de aproveitamento no estádio
Clube adotou o estádio em Sete Lagoas como casa principal por causa das obras da Copa

Sem poder contar com o Mineirão e o Independência desde junho de 2010 por causa das obras da Copa'2014, os clubes de Belo Horizonte adotaram a Arena do Jacaré como casa oficial para as partidas no estado. Após um e ano e dez meses de ‘estadia’ em Sete Lagoas, o Galo se despediu do campo neste sábado com a vitória sobre o Tupi, por xxxx, pela semifinal do Campeonato Mineiro. O time atleticano deixa o estádio da região metropolitana com aproveitamento de 65%.

Além da vaga na finalíssima, o Atlético ganhou a possibilidade de jogar no Novo Independência, que foi estreado oficialmente nessa semana, no dia 25, com o amistoso entre América e Argentinos Juniors. A data para reencontro do torcedor atleticano com o time num jogo na capital será na próxima quinta-feira, no duelo entre Galo e Goiás, pelo jogo de volta da Copa do Brasil. A missão para o jogo de estreia no novo estádio é complicada para o Alvinegro. Para avançar às quartas da competição nacional, o clube precisa vencer por três gols de diferença. Sem fizer dois e não levar nenhum, a decisão será nos pênaltis.

Com a reabertura do estádio do Horto , o Atlético passará a mandar seus jogos em Belo Horizonte e deverá utilizar o campo em Sete Lagoas apenas em ocasiões extraordinárias ou como visitante. Durante o período em que ocupou a Arena do Jacaré, o Alvinegro realizou 51 jogos, venceu 30, perdeu 11 e empatou 10.

A primeira partida feita no local – após o fechamento do Mineirão no dia 7 de junho de 2010 -, foi contra o Atlético-GO. O Galo derrotou o xará por 3 a 2 e o primeiro tento do duelo foi marcado por Diego Tardelli, que atualmente está no futebol árabe. O Atlético disputou no estádio partidas válidas pelo Campeonato Brasileiro, Mineiro e Sul-Americana. O Alvinegro também realizou um amistoso contra o River Plate-URU, que terminou empatado em 1 a 1. Na temporada 2012, o clube está invicto na Arena do Jacaré com seis vitórias e um empate.

Para realizar os dois jogos da final do Mineiro na capital, o Atlético primeiro precisa conhecer o adversário da decisão. Na outra semifinal, América e Cruzeiro se enfrentam. Se o Coelho passar é garantido que os dois confrontos sejam em BH. Caso dê Cruzeiro, uma das partidas, a de mando celeste, deve ser em Sete Lagoas, já que o time estrelado ainda não entrou em acordo com a BWA para atuar no Independência.

O Mineirão tem previsão de ser reaberto em dezembro de 2012. Mas só terá jogos oficiais no ano seguinte, pois as competições estarão encerradas. Mesmo assim, o Galo deve continuar realizando suas partidas no Independência, já que assinou um contrato com a empresa responsável pela gestão do espaço para mandar seus jogos na nova arena.

Estatística:
51 jogos
30 vitórias
11 derrotas
10 empates
Aproveitamento de 65,3%

Temporada 2010:
14 jogos
07 vitórias
05 derrotas
02 empates
Aproveitamento de 54,7%

Temporada 2011:
30 jogos
17 vitórias
06 derrotas
07 empates
Aproveitamento de 64,44%

Temporada 2012:
07 jogos
06 vitórias
01 empate
Aproveitamento de 90,47%

Nenhum comentário: