segunda-feira, 30 de abril de 2012

América-MG

Fundado em 30 de abril de 1912 por um grupo de estudantes de Belo Horizonte e o nome foi escolhido por sorteio: América Foot-Ball Club.


Ídolos
Alguns jogadores marcaram história no América-MG. O goleiro Milagres (Marco Antonio Gonçalves Milagres, nascido em Juiz de Fora-MG) é o jogador que mais vestiu a camisa do América, com, com 369 partidas entre 1993 e 2001. O atacante Euller (nascido em Felixlãndia-MG) é outro que marcou época no América-MG, já que foi revelado na base e, depois de girar o mundo e passar por grandes equipes, voltou para encerrar sua carreira. O lendário meia-atacante Jair Bala (nascido em Cachoeiro de Itapemirim-ES) é outro ídolo da torcida americana, tendo participado do elenco campeão do Mineiro em 1971.

Estádio
O estádio Independência, casa do América-MG, foi totalmente reformado e a nova Arena abrigará os jogos de Cruzeiro e Atlético-MG até que as obras do Mineirão sejam concluídas. No amistoso de reinauguração do estádio, o América-MG bateu os Argentinos Juniors por 2 x 1, com dois gols de Alessandro.

Títulos
O América-MG tem 15 títulos do Campeonato Mineiro, sendo que dez deles foram conquistados em sequência, entre 1916 e 1925. O feito é reconhecido pelo Livro dos Recordes e motivo de orgulho para a torcida americana, já que nem Atlético-MG e nem Cruzeiro conseguiram tal façanha. Outras conquistas relevantes da equipe são os Brasileiros da Série B (1997) e da Série C (2009), além da Copa Sul-Minas em 2000.

Um comentário:

Carlos Ferreira disse...

Filho do primeiro presidente lembra fundação do Coelho
Affonso Silviano Brandão ficava de cama quando o alviverde perdia uma partida
Filho de Affonso Silviano Brandão, um dos fundadores do América e seu primeiro presidente, o médico Hugo Junqueira Silviano Brandão, de 82 anos, guarda na memória a história da fundação do clube.
Convidado pela reportagem de "O TEMPO", ele concedeu entrevista no cruzamento da ruas Timbira com rua da Bahia, local onde seu pai e um grupo de meninos, então com idades entre 12 e 14 anos, se reuniram para realizar o sonho de criar o clube.
A viagem no tempo começa na jovem Belo Horizonte de 1912, que tinha apenas 15 anos e contava com 38.822 habitantes (segundo o Anuário Estatístico do Brasil da época). "Meu pai nasceu no Palácio da Liberdade. O pai dele, Francisco Silviano Brandão, que era presidente do Estado, foi eleito vice-presidente da República. Meu avô iria assumir a presidência do Brasil e meu pai teria de se mudar para o Rio de Janeiro, mas o pai dele faleceu e minha família não deixou Belo Horizonte", destacou.
Com a morte de Francisco Silviano Brandão, a família comprou uma casa na rua Timbiras, esquina com rua da Bahia, e Affonso Silviano Brandão acabou tendo papel importante na fundação do América. Em 1912, ele chamou o seu grupo de "peladeiros" e resolveu fundar o América, para o qual foram sugeridos quatro nomes: Riachuelo (ideia de Affonso Silviano Brandão), Paissandu, Guarani e América. O nome Riachuelo era por causa da Guerra do Brasil com o Paraguai. Mas foi feito um sorteio e o nome América venceu. Affonso Silviano Brandão jogou no América de 1912 até 1925 e foi campeão em um dos dez títulos que o clube conquistou entre 1916 e 1925 atuando como goleiro e, depois, meia-direita.
Fonte: www.otempo.com.br