quinta-feira, 1 de março de 2012

UFJF

UFJF abrirá campus avançado em Governador Valadares com 750 vagas em 9 cursos
O primeiro campus avançado da UFJF será erguido a 465 quilômetros de Juiz de Fora, em Governador Valadares, na região Leste de Minas Gerais, com capacidade inicial para 4.000 alunos e investimento de R$ 120 milhões. O novo quantitativo de estudantes fará com que a Universidade atenda mais de 24 mil discentes de graduação nos próximos quatro anos em seus dois campi. É mais que o dobro quando comparado aos 11 mil de 2007.

O anúncio foi feito na manhã da última terça-feira, 28/02, em entrevista à imprensa do reitor Henrique Duque, pró-reitores e diretores de faculdade e instituto envolvidos no Museu de Arte Murilo Mendes.

Serão oferecidas 750 vagas anuais em nove cursos de graduação presenciais: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia – opções também ofertadas na sede e com conceitos máximos no Enade (Exame Nacional de Desempenho do Estudante). A relação de cursos foi acordada, conforme a demanda regional, entre o Ministério da Educação, UFJF e Prefeitura de Governador Valadares. Não está descartada a possibilidade de aumentar, futuramente, a lista de graduações.

Mais professores e técnicos
A fim de atender a nova demanda, serão contratados 566 servidores: 266 professores e 300 técnico-administrativos em educação. Com as novas admissões o quadro de pessoal passará dos atuais 2.372 funcionários para, ao menos, 2.938.

Do total de novos servidores, já há autorização para realizar concurso para 40 docentes efetivos, selecionar 80 substitutos (temporários) e efetivar 165 técnicos. O lançamento dos primeiros editais está previsto para a última semana de março, e as provas deverão ser em abril. Durante a preparação dos editais, serão analisados o perfil profissional que será requisitado, disciplinas e lotação.

Até a criação da nova cidade universitária, as aulas acontecerão em um prédio novo de quatro andares, com 24 salas de aula, localizado no Centro de Governador Valadares. Ao mesmo tempo, será dado início ao processo de construção da nova unidade em um terreno doado à UFJF, com 532.933 metros quadrados (equivalente a mais de 83 campos de futebol), onde funcionava uma fazenda, a cerca de quatro quilômetros da região central. A expectativa é que tudo fique pronto em um ano e meio. Há a possibilidade de o hospital regional, que será construído próximo ao novo campus, ou o municipal sirvam à UFJF como hospital universitário.

Histórico
A criação do campus em Governador Valadares foi aprovada pelo Conselho Superior da UFJF (Consu), formado por diretores de unidades, representantes de professores, técnicos, alunos e Administração Superior. A votação ocorreu no dia 16 de fevereiro, com a aprovação de todos os 38 membros que estavam presentes.

A ideia de instalar um campus na cidade relaciona-se a contatos de 2010, a visitas de equipe do Centro de Educação a Distância aos polos da Universidade em Minas Gerais – são 30 polos no Espírito Santo, Minas e Rio de Janeiro – e também a reunião com a prefeita de Governador Valadares, Elisa Maria Costa (PT), conforme lembrou o pró-reitor de Assuntos Acadêmicos, Flávio Takakura. Em fevereiro desse ano, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado da ministra-chefe da Casa Civil e pré-candidata à presidência Dilma Rousseff, sugeriu ao reitor que estudasse a possibilidade de implantar nova unidade da UFJF no local.

A cidade
Também conhecida como “A Princesa do Vale”, Governador Valadares foi fundada em 1938 e conta com população aproximada de 263.594 habitantes, conforme o censo do IBGE de 2010. Situada a 324 quilômetros de Belo Horizonte, a cidade é cortada pela ferrovia BH-Vitória. Sua história remonta a ocupação do Vale do Rio Doce por militares, no século XIX, como estratégia de guerra ofensiva aos índios Botocudos. Governador Valadares também é conhecida pelo contingente de emigrantes para os Estados Unidos.
Reitor e prefeita lançam pedra fundamental do campus de Governador Valadares
O reitor da UFJF Henrique Duque e a prefeita de Governador Valadares (MG), Elisa Maria Costa (PT), lançarão na cidade a pedra fundamental do primeiro campus avançado da Universidade na próxima sexta-feira, 02/03. Durante a cerimônia, será feito também o anúncio para a comunidade local sobre vestibular e concurso para professores e técnico-administrativos em educação.

A previsão é que a nova cidade universitária fique pronta em um ano e meio. O terreno de 532.933 metros quadrados (equivalentes a mais de 83 campos de futebol), localizado a cerca de quatro quilômetros da região central, foi doado à UFJF. Enquanto a nova sede é construída, as aulas funcionarão em um prédio no Centro e já começam em agosto. O processo seletivo acontecerá até julho, com 375 vagas em nove cursos.
Fonte: http://www.ufjf.br/

Nenhum comentário: