quinta-feira, 29 de março de 2012

Campeonato Mineiro com 16 equipes

CAMPEONATO MINEIRO COM 16 EQUIPES.
Vamos abraçar essa causa!!!

por Carlos Ferreira

Está em andamento o torneio em que a Federação Mineira insiste em chamar de Campeonato. Um torneio com apenas 12 participantes, turno único, classificando os 04 primeiros. A classificacação do América de Teófilo Otoni em 2011 entre os quatro "melhores" (em que pese o empenho da cidade, com participação dos torcedores e a imprensa, com 04 emissoras transmitindo os jogos), foi um exemplo de que algo precisa ser mudado. O América-TO nos 03 últimos jogos sofreu 20 gols e marcou apenas três. Mais uma vez árbitros de fora vieram para a festa. Os nossos apitadores, talvez, por culpa deles, participaram da construção do prédio, contrução dos elevadores, mas, quando o prédio ficou pronto, não puderam entrar nem pela área de serviço.

Me fez lembrar de uma música de um mineiro da cidade de Rodeiro, Zé Geraldo, "Cidadão"
"Ta vendo aquele edifício moço ?..."

No campeonato (ou seria torneio?) já tivemos no passado uma frase atribuída aos Perrelas de que é um "campeonato rural". Também foi atribuída aos Perrelas, mais recentemente, uma comparação, pejorativa por sinal, de que "a sala de troféus do Atlético é igual às praias capixabas, só tem mineiro" numa alusão ao maior número de títulos do rival.

Essas piadas são ótimas, ótimas para o torcedor, mas para o dirigente....

De janeiro a abril, período da primeira fase, pouco mais de 70 dias, 08 times realizam apenas 11 jogos, alguns deles deles só voltam às atividades em 2012.

O contrato mínimo de um atleta é de 90 dias.

Com esse número reduzido de participantes, equipes tradiocionais do nosso futebol estão de fora do cenário esportivo, e por consequência, as cidades também.

Defendo um campeonato com 16 equipes na A e 16 na B, o que daria o acréscimo de mais quatro partidas na primeira fase.

Pode paracer simplista o anseio de acrescentar mais quatro equipes, aumentado apenas mais quatro jogos, passando de 11 para 15 na primeira fase. Pode ser simplista para quem possui calendário para o ano todo, mas para nós do interior a realidade é outra, e só nós sabemos as dificuldades que encontramos. Se tem uma expectativa melhor ao buscar patrocínio no mercado local para um número maior de jogos, gerando emprego, renda não só para os Cronistas Esportivos, mas para atletas e comissões técnicas.

Com o número reduzido de participantes nos Módulo 1 e 2, equipes tradicionais do nosso futebol:

Valeriodoce (Itabira), Democrata (Sete Lagoas), Fabril (Lavras), Esportivo (Passos), Paraisense (São Sebastião do Paraíso), Rio Branco (Andradas), Esportiva (Guaxupé), Nacional (Uberaba), Trespontano (Três Pontas), Ideal (Ipatinga), Alfenense, Varginha e Pouso Alegre estão fora do cenário esportivo mineiro.

- No campeonato Carioca que tem Fluminense, Flamengo, Vasco e Botafogo, são 16 participantes, com dois grupos de oito, os times considerados pequenos, excluindo as semi-finais e finais das taças Guanabara e Rio, realizaram, no mínimo, 15 jogos. (Confesso que não gosto desse regulamento que prevê a posssibilidade de realização, ou não, de mais dois jogos);

- No campeonato Paulista que tem São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Santos, são 20 participantes e oito classificados para a segunda fase, em que 12 equipes realizam 19 jogos, o campeão e o vice fazem 23 jogos.

Minhas sugestões:
Com ela vamos ter mais equipes em ação, mais atletas, comissões técnicas, árbitros e jornalistas trabalhando.
Campeonato Mineiro 2013
Série A = 16 equipes (subindo os seis melhores do módulo 2 que está em andamento.

Como financiar esses times?
Simples: Tirando 03% da verba da tv de cada clube do interior e 05% dos 03 da capital e repassar aos 04 times.

Essa minha tese vale, inclusive, para a Série B.
Série B = 16 equipes, com duas chaves de 08 já para 2013.

Vamos abraçar essa causa!!!







Um comentário:

Anônimo disse...

A causa é até interessante, porém parece que vocês não trabalham na mídia.

Como foi difícil aprovar os estádios das equipes do interior... agora imagina 16 equipes... não conseguirão estádios e com isso os times terão que jogar na várzea como é em Teófilo Otoni, foi (graças a deus acabou) Ituiutaba e esses timecos que estão na segunda divisão.

Outra questão é a comparação ao campeonato carioca. A distância máxima que as equipes viajam são 200km... enquanto em Minas as viagems podem ser longe... bota longe nisso, dessa forma existe um desgaste grande, porque as equipes do interior não tem dinheiro para ficar viajando de avião, ou a federação vai pagar o transporte???... Isso impossibilitaria jogos domingo e quarta ou o nível técnico ficaria ainda inferior aos dias de hoje.

Então é inviável.