quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Rádio Gaúcha

Fundada em 08 de fevereiro de 1927, a Rádio Gaúcha AM 600 está completando hoje 85 anos de trabalhos ininterruptos em Porto Alegre. Comandada pelo Grupo RBS, a emissora está entre as principais e mais tradicionais estações de rádio do país. A estação também detém uma rede nacional de rádios, uma repetidora em FM, além de consideráveis índices de audiência nas faixas AM e FM.

No ar desde 1927 a Gaúcha ocupa hoje um canal de rádio AM considerado “internacional”, devido a posição de Porto Alegre na América do Sul e também pela potência da 600 AM (100 kw nos períodos diurno e noturno), com boa propagação de sinal entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, entre outros. A rádio também é captada com facilidade no Uruguai e no eixo mais populoso da Argentina. Engrossam a cobertura atual da Gaúcha a 93.7 FM de Porto Alegre (no ar desde maio de 2008) e a rede Gaúcha Sat.

Os inícios dos trabalhos da Rádio Gaúcha ocorreram no canal 680 AM, estação de grande alcance no Rio Grande do Sul, porém inferior aos 600 AM utilizados atualmente. O canal 600 surgiu com a Farroupilha AM, na época que a rádio era controlada pelo Grupo Diário Associados, de Assis Chateaubriand. A troca de canais entre Farroupilha e Gaúcha ocorreu com o fim da Rede Tupi (TV) do grupo de Chateaubriand (início da década de 1980). Com a mudança a Gaúcha passou a utilizar um canal de cobertura interestadual e com presença em outros países, enquanto a Farroupilha (hoje controlada pela RBS) ficou mais restrita ao estado gaúcho.
Fonte: http://www.tudoradio.com/

Nenhum comentário: