A Encantada
Sempre que vinha ao Brasil, Alberto Santos Dumont gostava de passar alguns dias na Cidade Imperial. Hospedava-se no Palace Hotel (hoje prédio da Universidade Católica de Petrópolis, campus Barão do Amazonas). Em frente havia um terreno íngreme e acidentado, localizado na Rua do Encanto, que ele resolveu adquirir, onde construiu o chalé em estilo alpino francês, que denominou “A Encantada”.
A casa, construída em 1918, tornou-se o seu refúgio. Cercado por bambus e flores, refletia a genialidade de seu idealizador. É composta por uma única peça - nela não há paredes internas e as divisões são feitas por meio de um girau. O primeiro andar era destinado à câmara escura e pequena oficina. O segundo andar ficou sendo a sala de estar, de jantar e biblioteca e no terceiro andar, no girau, um banheiro e dormitório.
Santos Dumont encomendava as suas refeições no Palace Hotel, pois a casa não possuía cozinha.
Do lado de fora da casa foi construído um observatório astronômico, instalado sobre a cobertura de folhas de flandres. Apesar do pequeno espaço, a casa tornou-se ampla e confortável, o que chama a atenção do visitante. Possui acervo que reúne livros, cartas e objetos de uso pessoal de Santos Dumont.
Em 1936, quatro anos após a sua morte, a família doou a casa ao município, com o objetivo de que ela perpetuasse a memória do ilustre brasileiro, "O PAI DA AVIAÇÃO".
O Museu é administrado pela Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis.
Endereço: Rua do Encanto, 22 – Centro
Telefone: (24) 2247-3158
Telefax: (24) 2246-9380
Visitação: Terça a domingo de 9h30min às 17 h. Visita guiada.
Fonte: http://www.petropolisnews.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário