sábado, 4 de fevereiro de 2012

Literatura

 “Cleonice Rainho, a Busca e o Encontro – Uma biografia"
O autor Wanderley Luiz de Oliveira conta a história da escritora, contista, trovadora, poetisa, romancista, educadora, mãe, avó e esposa, Cleonice Rainho Thomaz Ribeiro. Com relatos de sua infância, vivida em Juiz de Fora, o autor relembra os passos da biografada que fez seus primeiros estudos na cidade, formando-se em Letras e, mais tarde, em Jornalismo pela Puc-Rio. Cleonice dedicou sua vida à educação, trabalhando em várias instituições de ensino, e foi a fundadora da Associação de Cultura Luso-brasileira (ACLB).

Através de um resgate histórico, por meios de depoimentos e documentos, Wanderley Oliveira faz uma homenagem a Cleonice Rainho, nascida em 15 de março de 1919 em Angustura, distrito de Além Paraíba-MG (na época, Porto Novo do Cunha).

Filha de um caixeiro-viajante e de uma dona de casa. Cleonice mudou-se para Juiz de Fora por volta dos 10 anos de idade, onde completou o primário e tornou-se professora, formada pela Escola Normal (Instituto Estadual de Educação). Já na década de 1930, escrevia crônicas para o jornal “Diário Mercantil” e seu primeiro livro, “Ternura – Crônicas maternais”, foi publicado em 1956. Todos esses dados foram recolhidos pelo autor durante três anos de pesquisa e entrevista com Cleonice Rainho e familiares, e reunidos em 670 páginas que deram origem ao livro.

Com mais de 20 livros publicados, Cleonice Rainho foi condecorada, entre outras homenagens, com a comenda da Ordem do Infante Dom Henrique, em Portugal e foi premiada também no continente Africano.

A biografia traz episódios da vida da escritora que permitem conhecê-la melhor, como a profunda admiração que nutria pelo escritor e poeta Carlos Drummond de Andrade, com quem se correspondeu durante muitos anos, embora nunca tivesse tido coragem de conhecê-lo pessoalmente.

Nenhum comentário: