sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Villa Nova Atlético Clube

Há exatos 60 anos, numa tarde chuvosa em Belo Horizonte, o Villa Nova vencia o Atlético por 1x0, no Estádio Independência, e conquistava seu quinto título do Campeonato Mineiro. Embora decidido em 1952, o troféu referia-se à temporada do ano anterior.                           

Pelo ineditismo da disputa direta entre o Leão do Bonfim, campeão do Primeiro Turno, e o Galo, vencedor do Segundo Turno, que eram os grandes times da época, a disputa ganhou da crônica e dos torcedores o nome de Supercampeonato. Antes dessa final histórica, os campeonatos em Minas Gerais eram disputados por pontos corridos. O Leão foi montado pelo genial técnico Martim Francisco, que iniciava a carreira.  
                        
O ALMANAQUE DO LEÃO DO BONFIM relembra essa conquista fabulosa do Villa Nova, que se prepara para estrear em mais uma edição do Campeonato Mineiro no próximo domingo, às 17h, em Divinópolis, contra o Guarani. O Supercampeonato Mineiro de 1951                                   

A tradicional fórmula dos pontos corridos foi abolida nesse certame, cujo regulamento previa a decisão numa melhor de três entre os campeões de cada turno. Numa reunião do Conselho Divisional (assembleia dos clubes), realizada em 7 de junho de 1951, foi aceita a inclusão do Meridional, de Conselheiro Lafaiete, na competição.

Nenhum comentário: