sábado, 10 de dezembro de 2011

Transporte ferroviário

VLTs contemplarão trecho entre Cajueiro Seco e Cabo, em Pernambuco

Até o final do primeiro trimestre de 2012, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) substituirá as antigas locomotivas a diesel que circulam no trecho entre Cajueiro Seco e Cabo, na Grande Recife. A previsão é da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que está investindo cerca de R$ 60 milhões em obras de infraestrutura para implantar o sistema. Ontem, integrantes da Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Assembléia viajaram no novo trem, ainda em fase de testes.

Cada veículo tem capacidade para transportar 600 pessoas e encurtará, em 25 minutos, o percurso entre Cajueiro Seco e Cabo. Enquanto a locomotiva diesel realiza 20 viagens ao dia, o VLT poderá efetuar 82 deslocamentos, no mesmo período. Presidente do colegiado da Alepe, deputado Sílvio Costa Filho (PTB) aprovou “o conforto, a agilidade e a tecnologia empregados no VLT, fabricado no Ceará”.

Além de dois trens em funcionamento experimental, a CBTU planeja comprar outros cinco para completar o sistema. O custo total previsto para os veículos será R$ 60 milhões.

A Companhia já discute com o Governo do Estado o projeto de uma linha de VLT com destino ao Complexo Portuário de Suape.

Nenhum comentário: