quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Tapajós, Carajás e o futebol

Com a criação de Carajás, time profissional indígena sonha em chegar à elite do futebolO time profissional indígena Gavião Kyikatejê, que disputa a Série B do Campeonato Paraense, tem um interesse peculiar na divisão do Pará: caso o atual Estado seja desmembrado, dando origem a Carajás e Tapajós, a equipe passará a integrar a elite do futebol carajaense, ao lado dos outros quatro times profissionais da região: Águia de Marabá, Parauapebas, Redenção e o Independente de Tucuruí, atual campeão estadual.

As possibilidades podem ir além: caso a divisão se concretize, o Gavião Kyikatejê pode até disputar a Copa do Brasil, caso obtenha bom desempenho no que seria o Campeonato Carajaense.

Estádio Barbalhão é cenário de clássico entre Tapajós e CarajásTem torcedor paraense vibrando mais com o plebiscito de domingo para decidir a divisão do Pará do que com os jogos do Campeonato Paraense 2012, que, por incrível que pareça, começou ainda em 2011.
Isso porque times como o Independente de Tucuruí e o Águia de Marabá, além de São Raimundo e São Francisco, ambos de Santarém, virariam habitués da Copa do Brasil em caso de independência das regiões de Carajás e Tapajós.

O Barbalhão, nome popular do estádio Jader Barbalho, em Santarém. A denominação foi proibida pela Justiça, afinal, é uma reverência a um conhecido e vivíssimo político local – o estádio depois foi rebatizado de "Colosso de Tapajós". Mesmo assim, a maioria das pessoas conhece o estádio como Barbalhão (senador do PMDB eleito e não empossado por conta da Lei da Ficha Limpa tem a região como reduto eleitoral, com um sem emancipação).

O atual campeão é o Independente de Tucuruí, primeiro time que não é da capital Belém a conquistar o título paraense. Nos anos anteriores, os clubes interioranos tinham batido na trave na disputa pelo troféu. Em 2008 e 2010, o Águia de Marabá foi vice. Em 2009, foi a vez do São Raimundo de Santarém.

O Águia de Marabá eliminou o América-MG na edição de 2009 e chegou a vencer em casa o Fluminense, mas caiu por 3 a 0 na partida de volta no Rio de Janeiro e deu adeus à competição nacional.

Já o São Raimundo guarda como principal trunfo em sua história uma vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo-RJ na primeira fase da Copa do Brasil de 2010. No segundo jogo, no estádio Engenhão, o atacante uruguaio Loco Abreu marcou dois gols, e a equipe carioca seguiu na competição.

O São Raimundo é conhecido como o Pantera Negra, enquanto seu rival local, o São Francisco, é o Leão Azul.
Fonte: http://www.uol.com.br/

Nenhum comentário: