domingo, 11 de dezembro de 2011

Redivisão territorial

Os eleitores paraenses decidiram, em plebiscito realizado neste domingo, 11/12, manter o Estado unido e negaram a divisão territorial para criação dos Estados de Carajás e Tapajós

Em plebiscito histórico, paraenses negam criação dos Estados de Carajás e Tapajós.
O resultado final foi de 66,59% votos para o "não" à criação do estado de Carajás e 66,08% rejeitando a formação do estado de Tapajós.

Foram apurados os votos de 14.249 urnas do estado. A abstenção foi 25,71%. Do total apurado, pouco mais de 1% era de votos nulos e 0,4% de brancos. Foram contabilizados os votos de 4.848.495 milhões de eleitores.

Santarém e Marabá
'Sim' vence em cidades que seriam capitais de Tapajós e Carajás

Cidades que abrigaram os movimentos separatistas no Pará, Marabá e Santarém tiveram mais 90% de votos a favor da divisão do Pará para criação dos estados de Tapajós e Carajás. Em Santarém, que seria capital do Tapajós, 97,78% queriam a divisão e em Marabá, que seria sede de Carajás, 93% eram a favor da separação

CONSIDERAÇÕES:
Que pena! Perderam uma grande chance de crescimento e libertação. Libertação do poder central de Belém. A rigor, foi o poder central de Belém, em conjunto com a região metropolitana, que negou o legítimo direito dos Tapajós e Carajás de obterem suas independências.

A constituição precisa ser revista. O prebscito só deve acontecer na região interessada. Morador distante a 1400 km da região que almeja a liberdade não pode decidir. Não possui condições técnicas para uma decisão tão importante e necessária.

Um comentário:

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amigo Carlos Ferreira

Assim deveria ser todo desmembramento ou fusão, ouvindo-se direta e defitivamente o povo, o que se vem de fazer pela primeira vez.

Até agora tudo se fazia somente pela vontade dos políticos.

Não fosse assim e a partilha teria se consumado ao arrepio do povo.

Como se vê fazer um plesbifito ou um referente formas constituicionais da manifestação popular não é nenhum bicho de sete cabeças, principalmente se para isto se aproveitar datas de eleições.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.