quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Redes Sociais

Facebook
Facebook é uma rede social lançada em 04 de fevereiro de 2004. Foi fundado por Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e Chris Hughes, ex-estudantes da Universidade Harvard. Inicialmente, a adesão ao Facebook era restrita apenas aos estudantes da Universidade Harvard, depois foi se expandindo por diversos órgãos educacional.

Em 27 de fevereiro de 2006, o Facebook passou a aceitar também estudantes secundaristas e algumas empresas. Desde 11 de setembro de 2006, apenas usuários com 13 anos de idade ou mais podem ingressar. Atualmente os usuários podem se juntar em uma ou mais redes, como um colégio, um local de trabalho ou uma região geográfica.

O Facebook no ranking de tráfego de visitantes do Alexa, subiu do 60º lugar para 7º lugar. É ainda o maior site de fotografias dos Estados Unidos, com mais de 60 milhões de novas fotos publicadas por semana, ultrapassando inclusive sites voltados à fotografia, como o Flickr. De acordo com Chris Hughes, porta-voz do Facebook, as pessoas gastam em média 19 minutos por dia no Facebook.

Enquanto o Facebook lançava sua plataforma, ele também lançou uma aplicação onde se pode partilhar vídeos dentro do Facebook. Os usuários podem adicionar vídeos por meio de um arquivo do computador, adicionando diretamente do telefone celular através do “Facebook Móvel” ou utilizando um recurso de gravação direta de uma webcam. Em junho de 2011 o Ministério da Justiça do Brasil cobrou esclarecimentos sobre a ativação do serviço de reconhecimento facial, devido à exposição inadequada que isto pode gerar aos usuários. A empresa também foi processada pela Time line, por conta do uso indevido da marca.

Em fevereiro de 2011, o Facebook aparece como 1º colocado, com 590 milhões de visitas e um alcance global de 38,1%.

Em julho de 2011, autoridades da Alemanha começaram a discutir a proibição de eventos marcados pelo site. A decisão está baseada em diversos casos de superlotação ou recepção de pessoas não convidadas a eventos particulares. No evento do 16º aniversário de uma garota em Hamburgo, que foi acidentalmente configurado como público, 1500 “convidados” compareceram à festa, e após relatos de distúrbios na sobrelotação, mais de uma centena de policiais tiveram de ser destacados para controlar a multidão.

Orkut
O orkut.com é uma comunidade on-line projetado para amigos. O principal objetivo deste serviço é tornar a sua vida social, e dos seus amigos, mais ativa e estimulante. A rede social do orkut pode ajudá-lo tanto a manter relacionamentos existentes quanto a estabelecer novas amizades entrando em contato com pessoas que você não conhece. A decisão sobre com quem interagir cabe inteiramente a você. Antes de conhecer um membro do orkut, você pode ver qual é a sua conexão e seu perfil na rede de amigos.

Por que se chama orkut?
É um novo serviço de rede social cujo nome remete ao engenheiro da Google que o desenvolveu, Orkut Buyukkokten. Orkut é mais fácil de soletrar e pronunciar do que Buyukkokten. O serviço foi criado como um projeto independente e não faz parte do portfólio de produtos do Google.

Buzz
A essência do Buzz é a mesma do Twitter, a pessoa segue seus contatos e também é seguido por outras pessoas. No primeiro acesso ao serviço, ele automaticamente gera uma lista de seguidos e seguidores com base na lista de contatos do usuário. Esse recurso foi muito criticado por não permitir que o usuário escolha, em um primeiro momento, quem quer seguir ou quem ele quer que o siga, além de ser uma questão bastante controversa no que diz respeito à privacidade.

Logo na sequência do lançamento, o Google divulgou que essa regra de iniciar o serviço já com lista de seguidos e seguidores iria ser modificada, mas o impacto negativo já estava na cabeça dos primeiros usuários.

O Buzz tem uma linha do tempo como a do Twitter, as mensagens deixadas pelas pessoas que o usuário segue aparecem em uma ordem cronológica, da mais atual para mais antiga. Uma diferença básica é que as mensagens aparecem como conversas, agrupando as respostas e comentários dos outros usuários. Com isso, o Buzz permite a discussão de determinados assuntos, gerando mais interação entre os seguidores de uma determinada pessoa.

Para deixar sua mensagem, basta usar o campo específico, muito semelhante ao Twitter e ao Facebook. Existem dois níveis de personalização: mensagem pública e mensagem privada. A primeira todos podem ver, e a segunda apenas as pessoas selecionadas pelo usuário podem ver. O Google Buzz está disponível também em celulares

MSN
O MSN é o maior portal do mundo com mais de 250 milhões de usuários únicos, de acordo com dados da Mídia Metrix, Net Ratings e Net Value. Está presente em 33 mercados e 17 idiomas. Atualmente, é o destino mais acessado no Reino Unido, Irlanda, Suécia, Bélgica, Espanha, Áustria, Israel, Austrália, Nova Zelândia, Canadá e México. De acordo com a Net Ratings, é o primeiro na Europa. Nos 12 mercados que fazem pesquisas de audiência, ocupa a primeira posição em sete deles. Seus serviços estão entre os mais utilizados no mundo: MSN Hotmail com 110 milhões de usuários é o maior serviço de e-mail gratuito do mundo; o MSN Messenger com mais de 36 milhões de usuários é líder na categoria, e o MSN Busca já é o 3º mais utilizado.

MSN ou Microsoft Service Network é uma rede de serviços oferecidos pela Microsoft em suas estratégias envolvendo tecnologias de Internet

O Microsoft Network foi inicialmente concebido para ser uma grande BBS (ou serviço online) em 1994 para os usuários do Windows 95. Contrariando a grande tendência da época, Bill Gates afirmava que a Internet era apenas uma “moda passageira” e que os grandes serviços online eram o futuro das conexões caseiras entre computadores pessoais, devido ao grande sucesso que era a América Online e a Compuserve. Entretanto, a baixa demanda fez com que o MSN – assim como os demais serviços online da época – se convertesse em uma provedora de acesso à Internet distribuindo conteúdo exclusivo para os assinantes. A partir de 1997, o conteúdo começou a ser gradualmente aberto a todos os assinantes.

Website
O website é gratuito para os usuários e gera receita proveniente de publicidade, incluindo banners e grupos patrocinados (cujas cotas seriam de mais de 1,5 milhão de dólares por semana em abril de 2006, segundo rumores). Usuários criam perfis que contêm fotos e listas de interesses pessoais, trocando mensagens privadas e públicas entre si e participantes de grupos de amigos. A visualização de dados detalhados dos membros é restrita para membros de uma mesma rede ou amigos confirmados.

Twitter
O que é Twitter? Para que serve o Twitter?
O Twitter é uma rede social usada atualmente por diversos seguimentos da sociedade. Políticos como governadores deputados, senadores, e jornalistas e diversos seguimentos da comunicação falada e escrita no mundo.

A facilidade de acessar o twitter de qualquer lugar faz com que a maioria dos acontecimentos seja anunciada primeiro no twitter e o fato de usar mensagens curtas faz com que isso seja transmitido e retransmitido rapidamente. O terremoto em São Paulo por exemplo foi notificado às 21:02 no twitter, a notícia mais antiga que encontrei foi da Abril, às 21:53. E pra quem reclama de detalhes é só acompanhar o que todas as pessoas escreveram (e continuam escrevendo) sobre o assunto: terremotosp. Mas isso não se resume as vantagens do twitter, ele tem muitas funções úteis, vou tentar descrever a maioria delas.

Usando o celular:
Um texto no twitter é limitado a 140 caracteres, essa limitação é para viabilizar a integração do twitter com mensagens de texto via celular (SMS), isso transforma o twitter numa plataforma acessível a 126 milhões de brasileiros. Uma das formas mais simples de enviar mensagens via SMS para o twitter aqui no Brasil é através do BrTTwitter. Isso permite enviar mensagens para seus amigos ou registrar acontecimentos em qualquer lugar, pois dificilmente estamos sem celular ou em local onde o celular não funcione. Se o seu celular/smartphone possui acesso à web a coisa fica mais simples, acesse m.twitter.com e tenha acesso a quase todas as funcionalidades da versão web. Ou então instale o ceTwit (dica do @csoler)

Usando o e-mail:
Através do TwitterMail você pode se cadastrar e obter um endereço de e-mail para enviar suas mensagens através de qualquer programa de e-mail. Se você tem um blog: Você pode usar seu twitter como um microblog, muitas vezes você encontra algo na rede que é interessante, mas não o suficiente para fazer um post, ou na verdade já é um post em outro blog e não faz sentido repetir o assunto, mas se você gostaria de divulgar para todo mundo, então você pode fazê-lo no seu twitter! Basta usar qualquer um dos métodos acima.

Nenhum comentário: