"Os últimos passos de um vencedor - Entre a vida e a morte, o José Alencar que conheci"
O experiente repórter José Roberto Burnier acompanhou de perto os cinco últimos anos do ex-vice-presidente da República. Nesse período, estabeleceu uma relação de amizade e confiança com José Alencar, convivendo mais com ele, seus familiares e médicos que com a própria família — no momento de sua morte, Burnier era o único jornalista dentro do Hospital Sírio-Libanês e foi o primeiro a anunciar seu falecimento, em rede nacional, quando a emoção precisou ser controlada, e o repórter então prevaleceu sobre o amigo e admirador.
Burnier reconstrói, a partir de depoimentos do próprio Alencar e de vasta pesquisa, o vitorioso caminho percorrido pelo garoto pobre que se tornou empresário bem-sucedido e vice-presidente da República. Além disso, traz informações inéditas e exclusivas sobre a doença e a morte do vice-presidente, confirmando que, além de um inesquecível exemplo de amor à vida, José Alencar foi um vencedor.
José Roberto Burnier nasceu em Campinas, estado de São Paulo, em 1960. Formou-se em rádio e TV pela Faap e trabalha na TV Globo desde 1983. Nos quase trinta anos de carreira, Burnier cobriu importantes eventos no Brasil e na América Latina, entre eles a eleição presidencial de 1989, quando foi escalado para acompanhar a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva; o massacre no presídio do Carandiru; o julgamento de Suzane Richthofen e dos irmãos Cravinhos; a queda dos aviões da TAM; o assassinato da menina Isabella Nardoni; o furacão em El Salvador; as crises políticas na Bolívia, na Venezuela, na Colômbia e no Chile, e a cobertura da ocupação da embaixada brasileira em Honduras pelo então presidente deposto Manuel Zelaya. Atualmente, é repórter especial do Jornal Nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário