terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Não perca a esportiva

Affonso Gonçalves Soares nasceu no bairro do Catumbi, na região central da cidade do Rio de Janeiro, em 11 de setembro de 1923. Filho de Abel Gonçalves Soares e Olívia Mazzuca Soares.  

Casado com Elizabeth Conrado Soares e pai de três filhos, Lana Beth Gonçalves Soares (advogada), Celso Roberto Gonçalves Soares (falecido em 13 de março de 2007), e Márcia Cristina dos Conrado Soares, sendo essa filha de criação.

Torcedor do Fluminense e da Portela, tradicional escola de samba de Madureira,  Affonso Soares trabalhou nas Rádios: Globo durante 23 anos, Tupi durante 19 anos e outras de menor expressão na cidade do Rio de Janeiro. 

Destacou-se em suas transmissões de copas do mundo a partir de 1950 no Brasil, criador de programas como "Patrulha da cidade" (criado em 03 de janeiro de 1960) e "Do outro lado da vida", ambos na Rádio Tupi, e, "Não perca a esportiva" e "Alerta Geral", na Rádio Globo, e também teve passagem pela Televisão gravando diversos comercias e apresentando o programa policial "Rio Cidade Alerta" na antiga TV Rio, hoje, TV Record.   

Além dos programas policiais, transmissões esportivas e carnavalescas, fez muito sucesso no rádio matutino apresentando o seu "Não Perca a Esportiva", em dois tempos, às 07:30 e 08:30, primeiro na Rádio Globo, dentro do programa do Paulo Giovanni, e posteriormente, na Rádio Tupi, dentro do programa do Francisco Barbosa. "Não Perca a Esportiva" foi transformado em livro, com edição esgotada.  

Affonso Soares morreu, aos 83 anos, na madrugada de 27 de maio de 2007, em Sepetiba, zona oeste do Rio, vítima de um infarto fulminante.   
Colaboração: Carlos Eduardo Gonçalves Soares Neves (neto do Affonso, que reside em Conselheiro Lafaiete-MG).

2 comentários:

ALEXANDRE MAGNO disse...

Quanta saudade!
Ai de quem falasse besteira contra o Fluminense, pois Affonso os respondia com todas as letras, sem mandar recado!

Anônimo disse...

Ele foi sem sombra de dúvidas o maior comediante do Rádio Brasileiro de todos os tempos, mas acho que ele era meio pé frio, pois o Fluminense começou a ganhar título de maior expressão após a sua morte...Deixou muitas Saudades !!!