quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Transporte ferroviário

Ferrovia de Magé, na região metropolitana do Rio, será reativada

Uma ação conjunta entre a Prefeitura de Magé e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), viabilizará a recuperação da primeira estação de ferrovia do Brasil. A parceria foi firmada, no último dia 27 de outubro, pelo prefeito de Magé, Nestor Vidal e o superintendente do Iphan, Carlos Fernando de Souza Andrade. Segundo o superintendente, os recursos já estão liberados.
Durante o encontro, ficou definido que o Iphan e a Prefeitura vão trabalhar juntos para garantir a restauração da primeira estação e dos cerca de 14 quilômetros de trilhos entre Mauá e Vila Inhomirim, trajeto inaugurado no dia 30 de abril de 1854, pelo empreendedor Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá. A idéia é usar a ferrovia como atração turística.
O projeto será ampliado para que o píer da antiga estação de barcas também seja restaurado e o plano é mais ambicioso ainda: usá-lo como ponto de partida de uma linha ligando Mauá a Praça Quinze, uma proposta antiga da Secretaria Estadual de Transportes.
Segundo Carlos Fernando, o primeiro passo para o início das obras será a remoção das famílias que ocupam a área da estação.
- Eu preciso que as 80 famílias que invadiram a área sejam transferidas e esta é a parte mais fácil. A ferrovia liberou o espaço e o Ministério da Cidade a verba para todo reassentamento - disse o superintendente.
Fonte: http://www.saopaulotremjeito.blogspot.com/

Um comentário:

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amigo Carlos Ferreira

Que esta iniciativa saia do papel, pois inúmeras outras não sairam e a Prefeitura de Magé, até o momento tem sido nuito negligente com a restauração da E. F. de Petrópolis, tão importante à história da ferrovia no Brasil. Um patrimônio que ultrapassa o interesse nacional, que dirá municipal e/ou estadual.

Deve pentercer ao patrimônio da União, por ela abandonado.

Abraços, saúde e Paz de Cisto.
Luiz Carlos/MPmemória.