quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Logradouro público

Avenida Presidente Itamar Franco

Foi aprovada pela Cãmara, a mudança de nome de uma das principais vias de Juiz de Foira, a avenida Independência, que após a sanção doi prefeito Custódio Mattos (PSDB), será denominada Avenida Presidente Itamar Franco, numa homenagem ao ex-presidente, morto em 02 de julho último. O único voto contraário ao projeto de iniciativa do executivo, foi do vereador Roberto Cupolillo (Betão, PT), que sugeriu que se fizesse uma consulta à comunidade para medir a reação dos cidadãos à mudança. O vereador Flávio Cheker (PT) sugeriu ao líder do Governo, Noraldino Júnior (PSC), e ao vereador Rodrigo Mattos (PSDB) que pleiteiem junto ao Executivo a manutenção do nome original nas placas indicativas.

Assim, abaixo da nova denominação e da explicação de quem foi Itamar Franco, constaria, entre parênteses, a inscrição "Antiga Avenida Independência", mantendo a memória da via que o próprio senador e presidente da República, que quando prefeito, foi o responsável pela obra pública que lhe deu origem a via.

O vereador Flávio Cheker justificou ainda que a A alternativa foi utilizada em Cuiabá, capital do Mato Grosso, onde as placas da Avenida Fares Abdalla Zarour mantêm a referência à "Antiga Av. XV de Novembro" a fim de facilitar também a entrega de correspondências.

A mensagem do Executivo propondo a mudança de nome começou a tramitar no Palácio Barbosa Lima, no dia 06 de julho, quatro dias após a morte de Itamar. A intenção de rebatizar a avenida em homenagem a Itamar Franco já havia sido anunciada por Custódio Mattos no velório do dia 03 de julho, no salão nobre da Cãmara. No entanto, na Câmara, a preocupação de alguns parlamentares era com os possíveis transtornos que a alteração poderia provocar na vida dos moradores e comerciantes da rua. De acordo com os cartórios de registro, nenhuma providência imediata precisa ser tomada. A não ser em caso de venda de imóveis, quando o proprietário precisa solicitar, na PJF, uma certidão para averbar a nova denominação da avenida. Quanto aos Correios, a identificação do endereço é por CEP.

Avenida Prefeito Mello Reis
Recentemente, por iniciativa do executivo e com aprovação da Cãmara, porém, sem maiores repercussões, a então avenida Guadalajara, teve seu nome trocado para Avenida Prefeito Mello Reis. Mello, que foi prefeito de Juiz de Fora de 1977 a 1982, morreu aos 73 anos, em 24 de novembro de 2010.

A mudança se deu no dia 30 de maio, data de nascimento de Francisco Antonio de Mello Reis e com a presença da viúva, Vera Lúcia Paschoalino Mello Reis. A importante via, principal ponto de ligação entre o Parque da Lajinha (região do bairro Teixeiras) e o Aeroporto da Serrinha e estádio Municipal, foi aberta no início dos anos 1980, e denominada avenida Guadalajara, em homenagem a cidade Mexicana que serviu de concentração para a seleção brasileira na copa de 1970.

CONSIDERAÇÕES:
Justas as duas homenagens.

Por aqui a piada que se conta é de que quando um determinado ex-prefeito morrer, e espera-se que não demore, a avenida Brasil, que é localizada nas margens do rio Paraibuna, tenha seu nome trocado para "MARGINAL Fulano de tal..."

Nenhum comentário: