quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Literatura

“O Rádio entre as montanhas, histórias, teorias e afetos da radiofonia mineira”
Organizado pela jornalista, professora-doutora e pesquisadora de rádio, Nair Prata, o livro reúne a história do rádio em Minas Gerais contada por profissionais que fazem (ou fizeram) parte desse importante veículo de comunicação.

O livro é um passeio histórico e cultural que nos ajuda a entender a relevância que o rádio teve e tem na vida dos mineiros, além de mostrar o retrato de uma época e as particularidades da produção radiofônica em Minas. A pesquisa documental proposta neste livro é rara e muito bem conduzida, se tornando obrigatória para profissionais, pesquisadores ou para quem quer entender um pouco mais da história e dos bastidores de vários veículos que se tornaram referência para muitos formatos jornalísticos utilizados até hoje.

A obra conta com artigos de 13 pesquisadores e profissionais de rádio. Os co-autores são: Ângela Moura, Eduardo Costa, Elias Santos, Graziella Mello Viana, Kátia Fraga, Marcelo Dolabala, Maria Cláudia Santos, Nair Prata, Sônia Pessoa, Valdir de Castro Oliveira, Vanessa Paiva, Waldiane Fialho e Wanir Campelo.

Um comentário:

Carlos Ferreira disse...

Ângela de Moura, professora de Jornalismo do UniBH, abre a série de 13 artigos traçando os últimos passos da Rádio Mineira, a pioneira do Estado.

Eduardo Costa, professor do curso de pós em Mídia Eletrônica do UniBH, faz um estudo sobre o papel desempenhado pela Rádio Itatiaia, buscando entender como se configura a interação da emissora com seus ouvintes.

Elias Pereira dos Santos é o nome mais capacitado para escrever sobre a Rádio UFMG Educativa, emissora que ele dirige e ajudou a impor no mercado radiofônico mineiro.

Graziela Mello Viana traça um histórico da publicidade radiofônica mineira, demonstrando que anunciantes e agências nem sempre consideram as múltiplas possibilidades sensoriais do áudio.

Kátia Fraga recupera a história da Rádio Montanhesa AM, a pioneira de Viçosa, que comemora 60 anos de existência em 2009.

Marcelo Dolabela traça um perfil do maestro Adolfo Maclereveski, que dedicou 54 anos à música em Belo Horizonte , não apenas no rádio, mas também na televisão e ensino.

Maria Cláudia Santos discute o local e o global na Rádio Itatiaia, tentando entender como ambas as categorias se imbricam e se fazem presentes na programação e na vida da emissora.

Nair Prata Moreira Martins traça um panorama do rádio em Belo Horizonte, com um breve perfil de cada uma das 33 emissoras que transmitem para a Capital mineira.