terça-feira, 27 de setembro de 2011

Assembleia Regional

Propostas da Assembleia serão defendidas para entrarem no Orçamento 2012
As duas primeiras edições da Assembleia Regional, realizadas em Juiz de Fora, cumpriram o primeiro passo em prol do desenvolvimento da região: a constituição de uma Agenda com os principais desafios que devem ser priorizados para viabilizar o crescimento da Zona da Mata. O terceiro encontro, ocorrido em Muriaé, na segunda-feira, 26/09, avançou na parte prática, com a definição de 12 coordenadores para 11 subprogramas extraídos do documento.
Recepcionados pelo chefe do executivo da cidade-anfitriã, José Braz (PP), e pelo reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Henrique Duque, representantes políticos e membros da sociedade civil discutiram as diretrizes para avançar na consolidação das metas. Os assuntos abordados na Agenda foram agrupados em 17 subprogramas, e cada um deles terá, a partir de agora, um coordenador que deverá dar encaminhamento às demandas e manter a comunidade atualizada sobre os próximos passos. Esses coordenadores farão contato com os órgãos responsáveis por cada item assumido, buscando rápido atendimento às questões pré-definidas, e, em assembleia semestral, deverão enviar relatórios parciais com os resultados obtidos até então.
Eles estão responsáveis também por organizar um cronograma, em que, em curto prazo, apresentarão a Agenda em audiências imediatas com autoridades governamentais setoriais, sobretudo, para que incluam os projetos nos orçamentos para 2012 da União e do Governo Estadual. A longo prazo, é preciso esquematizar as diretrizes executivas de cada segmento.
Em nome do Governo de Minas Gerais, compareceu o secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Bráulio Braz, que é natural de Muriaé.
Ficou definido também a importância de um secretário executivo para gerenciar as questões que tangem a Agenda para o Desenvolvimento da Zona da Mata. De imediato, terá a função de definir os coordenadores dos subprogramas restantes: ferrovia, campus da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) em Ubá, agronegócio, meio ambiente, pagamento por serviços ambientais e municípios órfãos. Ele deverá entrar em contato com as instituições que propuseram tais demandas para elencar seus futuros coordenadores.
Fonte: http://www.ufjf.br/

Zona da Mata
A Agenda Regional de Desenvolvimento é formada por projetos relevantes para o desenvolvimento socioeconômico sustentável da Zona da Mata mineira, especificamente das Microrregiões de Cataguases/Leopoldina, Juiz de Fora, Muriaé e Ubá.
A Zona da Mata de Minas Gerais é formada por 142 municípios, pertencentes a sete microrregiões geográficas, que concentram 2,7 milhões de pessoas. As microrregiões de Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Ponte Nova, Ubá e Viçosa possuem particularidades no que tange à especialização produtiva e potencial econômico.
Juiz de Fora é a mais importante microrregião e o maior e mais influente polo da Zona da Mata, correspondendo a 33,4% da população total e metade da participação do PIB industrial e de serviços de tal região. Cataguases/Leopoldina possui 10% da população total da Zona da Mata, tendo como principais atividades industriais os setores de confecção, têxteis, alimentar, química e papel e papelão.

Nenhum comentário: