quinta-feira, 22 de setembro de 2011

22 de setembro - Dia mundial sem carro

Prefeito de Juiz de Fora vai ao trabalho, de ônibus, no Dia Mundial Sem Carro
Para servir de exemplo e estimular os juiz-foranos à aderirem ao Dia Mundial Sem Carro, o prefeito Custódio Mattos (nas fotos, com Márcio Gomes Bastos), trocou o veículo oficial pelo transporte coletivo urbano para ir ao trabalho nesta quinta-feira, 22. Acompanhado do secretário de Transporte e Trânsito, Márcio Gomes Bastos, o chefe do executivo saiu de casa no Bairro São Pedro por volta das 9h, desembarcou na Avenida Getúlio Vargas e caminhou até o prédio da Prefeitura, na Avenida Brasil. O tempo de viagem, somando o coletivo e a caminhada, foi de 20 minutos.

“Da porta da minha casa à Prefeitura eu levo, de carro, cerca de 15 minutos. O que conseguimos mostrar hoje é que a substituição pelo transporte coletivo, para uma parcela significativa da população, é razoável e possível. Sabe-se que a rotina de prefeito me exige o uso de veículo oficial para cumprir vários compromissos, mas, como cidadão, eu estou absolutamente convicto de que utilizar ônibus é mais conveniente, barato e responsável”, avalia.

O prefeito lembrou, ainda, que a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) trabalha continuamente para melhorar a qualidade do transporte coletivo urbano na cidade, sempre com a preocupação de manter a tarifa como uma das mais baratas do Brasil. “As pessoas precisam se sentir estimuladas a usar o ônibus, pois não há solução urbana sem uma mudança de hábitos”.

De acordo com dados da Settra, em 2009 havia 521 coletivos circulando na cidade e, até dezembro deste ano, o número chegará a 571, uma evolução de quase 10%. A Prefeitura vem investindo, ainda, na inclusão dos portadores de deficiência nesta realidade. Em 2009 eram 104 ônibus adaptados, e, até o momento, 241 veículos são deste modelo. Até dezembro serão 286 coletivos, o que representará 50% da frota.

O número de veículos particulares também cresce e confirma a necessidade de haver uma data como o Dia Mundial Sem Carro para que a população reflita sobre os conceitos de mobilidade. Em janeiro 2009, a frota de veículos em Juiz de Fora era de 153.832. Em agosto de 2011 já eram 188.211, o que representa um crescimento de mais de 22%.

"O futuro das cidades está em uma melhor convivência entre os automóveis e o transporte coletivo. Cidades do mundo inteiro estão proibindo ou cobrando pelo acesso de carros às regiões centrais", comentou o prefeito. “O que a Prefeitura pretende mostrar simbolicamente com este dia é que são enormes os ganhos para a cidade quando há a migração das pessoas do transporte particular para o transporte público urbano”, conclui o secretário de Transporte e Trânsito, Márcio Gomes Bastos.
Fonte: http://www.pjf.mg.gov.br/

Um comentário:

mpmemoria@yahoo.com.br disse...

Amigo Carlos Ferreia

Porque JF não ativa seus antigos serviços suburnos e de bondes?

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.