sábado, 16 de julho de 2011

Mariana-MG

Igreja de Nossa Senhora da Assunção (Catedral Basílica da Sé)

Inaugurada em 1750 e um dos presentes do rei à cidade foi a doação do órgão alemão Arp Schnitger. Instalado por Manuel Francisco Lisboa, o pai de Aleijadinho (Antonio Francisco isboa), o instrumento até hoje é executado aos domingos. A trajetória religiosa de Mariana segue com a criação do seminário, por volta de 1750, e do Palácio dos Bispos. O Palácio escreve um capitulo à parte na história da cidade. Famoso por ter o mais belo jardim mineiro do século 18, admirado até pelo botânico e viajante francês Auguste de Saint-Hilaire, o palácio era dono da fonte Samaritana, esculpida por Aleijadinho em pedra-sabão (hoje parte do acervo do Museu de Arte Sacra) e recebeu a visita de Dom Pedro II, em 1881, durante os festejos da Semana Santa.

Esplendor e riqueza continuaram a fazer parte da história de Mariana nas décadas seguintes até que, em 1938, o conjunto arquitetônico e urbanístico foi tombado pelo Iphan. Hoje, 22 edificações também contam com o tombamento isolado do órgão. Mas o ato administrativo não significa o fim da ameaça à descaracterização da arquitetura dos séculos 18 e 19 e, muito menos, a solução dos problemas de infraestrutura urbana. Com uma população de 54 mil habitantes, Mariana sofre para se manter como joia do barroco.

Depois de um período político problemático, com quatro prefeitos desde 2008, Mariana vive dias mais tranquilos e, em 2011, festeja 315 anos de história e 300 anos como Vila do Ouro. "Além do desafio de preservar o patrimônio e conter o crescimento populacional, enfrentamos o dilema da mineração. A atividade é o alicerce da economia municipal, mas a compensação financeira pela extração do minério não ameniza os danos ambientais", conclui Roque Camêllo, ex-prefeito da cidade.

Linha do tempo
1696

Em 16 de julho, bandeirantes paulistas encontram ouro no Ribeirão Nossa Senhora do Carmo, onde nasce o arraial.

1711
Em 08 de abril, é elevada à condição de vila, batizada de Nossa Senhora do Ribeirão do Carmo de Albuquerque. Primeira vila da então Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, foi também estabelecida como a primeira capital. Em 04 de julho é instituída a Câmara, na Praça Minas Gerais, em frente às igrejas de São Francisco e do Carmo.

1745
Por ordem do rei de Portugal dom João V, a região é elevada a cidade e nomeada Mariana, uma homenagem à rainha Maria Ana D’Austria, sua mulher.

1745
O papa Bento XIV cria, em bula papal, a Diocese de Mariana, a primeira do estado. Dom Frei Manoel da Cruz é enviado do Maranhão para ser o bispo.

1750
Inauguração da Igreja Nossa Senhora da Assunção, a Catedral Basílica da Sé. Entre os principais artífices está Manuel Francisco Lisboa, o pai de Aleijadinho, que instalou o órgão alemão Arp Schnitger, até hoje executado aos domingos.

1822
Em abril, dom Pedro I visita Mariana para pacificar rebeliões na província de Minas.

1881
Dom Pedro II, então imperador do Brasil, chega a Mariana durante os festejos da semana santa. Junto com a imperatriz Teresa Cristina de Bourbon, ele se hospeda no Palácio dos Bispos.

1938
Em 14 de maio, o conjunto urbanístico de Mariana é tombado pelo Iphan.

1996
Dentro Histórico de Santa Rita Durão, distrito de Mariana, é tombado pelo Iepha.

Vilas do Ouro
Três cidades mineiras festejam, este ano, 300 anos de elevação a vila. Mariana e Ouro Preto, na Região Central, celebraram a data em 8 de abril e 8 de julho, respectivamente. Amanhã, será a vez de Sabará, na Grande BH, comemorar um ciclo cujas raízes estão nos primórdios da colonização e passam pela lenda da Serra de Prata do Sabarabuçu, que atraiu aventureiros para o sertão em busca de riquezas. Considerado um dos primeiros povoamentos de Minas, Sabará teria surgido em 1674, quando a bandeira de Fernão Dias Paes Leme chegou à região, mais precisamente em Roça Grande. A cidade guarda, para este domingo, as principais atrações. Missa campal, na Praça Melo Viana, vai abrir as celebrações que seguem com o lançamento de selo comemorativo, de exposições e apresentações culturais. A programação se estende até junho 2012 e os visitantes também podem conferir as belezas do seu patrimônio histórico.
Fonte: www.uai.com.br

Nenhum comentário: