quarta-feira, 6 de julho de 2011

Literatura

Geraldo Muanis
                            Publicações:

"Sinfonia Solitária em Dor-Maior"
- Romance de estréia lançado em 1986 e que narra a trajetória de Gabriel, numa ambientação desamente existencial. Dor, solidão e morte se anunciam como leitmotiv de uma sinfonia beethoviana, numa linguagem coloquial e que procura captar os acordes das mesas de bares e do interior humano.
Capa do artista plástico Jorge Arbach.


                                    
                                              

"Se Você Souber, Os Olhos Não Mentem"
- Coletânea de 40 poemas escritos no período de 1977 a 1992.
Capa: Knorr (Luiz Augusto Knop de Mendonça).










"Eu Me Lembro das Pessoas Que Um Dia Eu Fui"
- Segundo romance, lançado em 1991, tendo como personagem central o jornalista Gustavo de Souza Marino. A temática existencialista é aprofundada, numa linguagem entrecortada, mesclando poemas, depoimentos, conto, reportagem e cenas cinematográficas. Em sua longa jornada solidão adentro, as citações de escritores são utilizadas de forma absolutamente intencional, conjugando homenagem e cumplicidade.
Capa: Knorr.




"Domingo Frio de Outono"
- Oito contos que relatam histórias variadas, numa linguagem que surpreende pelo lirismo, pela violência e pelo humor das imagens criadas. O personagem Álvaro Moritz aparece em contos que falam de sua infância, adolescência e vida adulta. O título do livro foi inspirado na canção Cold Autumn Sunday, de Ken Hensley, do grupo de rock Uriah Heep.



Os contos:
Soldadinho de Chumbo, Zumbimgarim, Domingo Frio de Outono, Marcha ao Cadafalso, Para Onde Foram os Sonhos de Vitória Luxemburgo?, O Cisne de Tuonela, Como Uma Réstia de Sol Poente, O Espelho de Moritz (O Corte de Fassbinder/Pasolini no Táxi/A Mão de Marise). Capa: Knorr.

"Os Últimos Dias de Nova Roma"
- Fábula política que tem como foco central o mundo político de Nova Roma, revelado pela cobertura diária que o repórter Alexandre Germanos Ashcar faz dos poderes Executivo e Legislativo, desvendando as tramas de bastidores que o público raramente fica sabendo. Em Nova Roma, muitos políticos poderão se identificar e serem identificados. A cidade pode ser Juiz de Fora, Brasília, Araruama, Caruaru, Sorocaba, Presidente Médici, Cruz das Almas, Imperatriz, Alegrete, Joaçaba ou qualquer outro ponto remoto do Brasil.

Como pano de fundo estão as estreitas ligações da imprensa com o poder, com suas oscilações e implicações sendo desvendadas através do trabalho de Alex na Gazeta de Nova Roma. O livro mescla realidade e ficção, sendo mantidos alguns nomes importantes da política brasileira, como os dos ex-presidentes Tancredo Neves e Fernando Collor de Mello e do ex-deputado federal Ulysses Guimarães.

Paralela a esta história é narrado o encontro de Alex com um misterioso catador de papéis, Tom, um homem que matou o seu passado e o nome de Benjamin Ovídio Ferrara para mergulhar no ostracismo em busca da paz e do esquecimento de tudo. A vida de Alex ganha novos contornos com o aparecimento deste inquietante personagem que fala cinco línguas, admira Beethoven e escreve poesias.

É o contraponto para as discussões rasteiras e o jogo sujo da política. Capa: Jorge Arbach.

Livro inédito:
"Teu Corpo é uma Estátua Nua que Gira no Centro de Minha Mente"
- poemas inteiramente dedicados às mulheres. cada poema leva o nome de uma mulher.

O autor também prepara a sequência de Nova Roma, provisoriamente com o título "Bolero de Ravel em Nova Roma".

Nenhum comentário: