sexta-feira, 1 de julho de 2011

Literatura

"Poder Sem Pudor"
Histórias de folclore, talento e veneno na política brasileira
O livro traz ainda outra resposta certeira - essa dada por Caetano Veloso durante o período de trevas da ditadura militar. Ao interrogá-lo na Polícia do Exército, um coronel resolveu provocar: "O senhor é veado?". "Não, coronel, sou civil", respondeu o compositor.
"O Poder sem Pudor" está recheado de histórias pitorescas como essas. Mais precisamente, 500. Nelas, encontra-se um retrato precioso de mais de um século de política brasileira, mas não pela lente da "objetividade". Ao contrário, pela lente que despe a política de sua aparente frieza. Nas páginas de "Poder sem Pudor", os políticos estão nus.
Às vezes uma boa história vale mais do que mil palavras. Esse livro traz 500 histórias curtas e certeiras que falam desses personagens que tanto nos atormentam que são os políticos brasileiros. Só que aqui, eles são contados por outra lente - pelo seu lado humano e frágil, que acerta e erra, algumas vezes mostra talento outras se desespera, que se apaixona e abandona ou é abandonado. O resultado é um painel da política e dos políticos brasileiros muito mais verdadeiro do que aqueles que nascem da fantasiosa "objetividade total" que o jornalismo tanto preza. E o autor, Claudio Humberto, é jornalista, e dos mais experientes. "Poder sem Pudor" é um livro de histórias curiosas, que trazem o chamado "outro lado da notícia". O resultado não podia ser outro: uma leitura leve e agradável, enriquecida pelo talento das ilustrações de Pavanelli.

Nenhum comentário: