sexta-feira, 1 de julho de 2011

Fluminense (Brasil) 2 x 1 Racca Rovers (Nigéria)

Pelé com a Gloriosa camisa Tricolor
Em 1978, numa excursão do Fluminense à Nigéria, Pelé jogou 45 minutos com a camisa tricolor. Aconteceu no dia 26 de abril. O amistoso contra o Racca Rovers, um time de Lagos, Capital da Nigéria, tinha tudo para ficar registrado nas estatísticas do Fluminense como mais um jogo de pouca importância, não fosse a presença do Rei. Pelé havia sido convidado para dar o pontapé inicial da partida. Entretanto, as emissoras de rádio e os principais jornais da Nigéria trataram de divulgação que o Atleta do Século iria jogar. Foi o bastante para que nada menos do que 30 mil torcedores superlotassem o estádio.

O presidente do Fluminense, Ângelo Chaves, tentou procurar as autoridades locais para desfazer o mal entendido, mas já era tarde. O chefe de policia disse que se Pelé não jogasse, ele não se responsabilizaria pelas conseqüências da ira da multidão presente ao estádio. Para evitar uma tragédia, Pelé decidiu jogar pelo Fluminense 45 minutos. O tricolor venceu por 2x1 com gols de Marinho e Gilson. Ichias fez o gol nigeriano.

Racca Rovers/NIG 1 x 2 Fluminense/BRA.

Na foto da esquerda para a direita: Paulo Emílio (treinador), Marinho Chagas, Miranda, Renato, Gildásio, Arthurzinho, Dário, Geraldão, Gilson Gênio, Edevaldo, Pelé e Rubens Galaxie.

Ficha Técnica: 
Racca Rovers/NIG 1 x 2 Fluminense/BRA.
Motivo: Amistoso Internacional.
Data: 26/04/1978.
Local: Estádio Municipal de Kaduna, Nigéria.
Público: 30.000 pagantes.
Fluminense: Renato; Edevaldo, Miranda, Dário e Marinho Chagas; Rubens Galaxe, Arturzinho e Pelé; Gildásio, Geraldão e Gilson Gênio. Entraram Edival, Luis Carlos e Carlinhos. Técnico: Paulo Emílio.
Gols do Fluminense: Marinho Chagas (1T) e Arturzinho (2T).
Obs: Quatro dias antes Pelé havia atuado pela seleção da Nigéria, até os 35 minutos do primeiro tempo, quando foi substituído por Nalando. 

Gol de Placa

O termo "gol de placa" surgiu por conta de um gol marcado por Pelé no Torneio Rio-São Paulo. O jogo em que Pelé marcou o primeiro gol de placa da história ocorreu em um dia 05 de março na partida Fluminense 1 x 3 Santos, válido pelo Torneio Rio-São Paulo de 1961. O gol ocorreu aos 40 minutos do primeiro tempo e foi o segundo de Pelé no jogo (Pepe completou para os santistas e Jaburu descontou para o Fluminense).

Após driblar vários adversários vindo do meio-de-campo com a bola dominada, Pelé venceu o então goleiro Castilho fazendo com que o Maracanã e o jornalista Joelmir Beting explodissem em euforia. O jornalista, empolgado com o fantástico gol que havia visto, disse que tal gol merecia uma placa tamanha sua beleza. Assim, uma placa de bronze foi feita e colocada na entrada do Maracanã onde permanece até hoje. Desde então, todos os gols marcados com rara beleza são intitulados "gols de placa".

Um comentário:

Anônimo disse...

Racca Rovers, campeão de Nigéria de 1978, foi um time do Kano, uma grande cidade do norte do pais. O jogo foi na cidade do Kaduna, acerca 200km no
sudoeste do Kano. Saudades, OA.