quarta-feira, 6 de julho de 2011

Literatura

"Operação Araguaia: os Arquivos Secretos da Guerrilha"
O livro escrito pelos jornalistas Taís Moraes e Eumano Silva, é o primeiro a contar a história do princípio ao fim, com documentos secretos guardados por militares durante 32 anos e até fotos da guerra - e de cadáveres - feitas por soldados, às escondidas, com máquinas fotográficas escondidas nos coturnos. Os autores fizeram um magistral esforço de pesquisa e jornalismo - investigativo entre civis e militares. Taís pesquisou o assunto durante sete anos, com a ajuda de agentes secretos que atuaram na Guerrilha. Coletados os documentos, Eumano e Taís viajaram pelo país afora, entrevistando sobreviventes e testemunhas - camponeses, parentes de guerrilheiros e de soldados mortos, civis e militares. O resultado é um livro chocante, que pode ser lido como um grande romance, cada presonagem, general ou soldado, empresário ou camponês, guerrilheiro ou não, contando a sua vida e a sua história - ou a morte de seu ente querido, na guerra. Operação Araguaia é um livro fascinante, para se ler com espanto, inquietação e horror, sobre um dos períodos mais sombrios e cruéis de nossa história recente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Desculpe, mas Taís Morais - a autora - ou seja EU, não sou apenas a filha de um oficial militar. Sou Jornalista, pós graduada e pesquisadora da Ditadura Militar.

Fui eu quem deu subsídios para o Correio Brasiliense ganhar o Esso. Sem minha pesquisa o jornal jamais teria feito a série de reportagem que ganhou o prêmio.

Acredito que para fazer a propaganda de um livro muito importante como é Operação Araguaia e também Sem vestígios, ambos de minha autoria, precisa-se fazer justiça aos fatos, tanto quanto os lviros fazem justiça ao passado.

atenciosamente

Taís Morais