terça-feira, 5 de julho de 2011

Gente de Expressão

Geraldo Muanis (Geraldo de Castro Muanis) nasceu em Juiz de Fora, em 18 de junho de 1959. do médico Gabriel Felipe Muanis (nascido em Nova Lima) e Maria de Castro Muanis (nascidaem Guaraciaba), ambos falecidos em Juiz de Fora.

Formação
Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em dezembro de 1980. 

Jornalista e escritor, Muanis está finalizando, em conjunto com o jornalista Ivanir Yazbeck, o livro "O Real Itamar", sobre a carreira política do ex-presidente Itamar Franco. 

Carreira
Trabalhou nos jornais "Tribuna de Minas" e "Tribuna da Tarde" durante 10 anos, participando da fundação do primeiro, em setembro de 1981. Também atuou na implantação do jornal "Panorama" e trabalhou no "JF Hoje".

Sindicalista, foi presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Juiz de Fora, de 17 de outubro de 1993 a 17 de outubro de 1996.

Além da passagem por várias editorias dos jornais, notadamente de Política e Esportes, trabalhou em assessoria de imprensa no Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia - Critt - da UFJF e no Softex 2000, na Faculdade de Engenharia da UFJF, onde também desempenhou as funções de secretário executivo.

Publicou cinco livros:

"Sinfonia Solitária em Dor-Maior", romance, 1.986;
"Eu Me Lembro das Pessoas que Um Dia Eu Fui", romance, 1.991;
"Se Você Souber, Os Olhos Não Mentem", poesias, 1.992;
"Domingo Frio de Outono", contos, 1.993;
"Os Últimos Dias de Nova Roma", romance, 1.996.

Nenhum comentário: