sábado, 2 de julho de 2011

Itamar Augusto Cautiero Franco (28/06/1930-02/07/2011)

Ex-presidente Itamar Franco morre aos 81 anos em São Paulo
Corpo será velado na Cãmara Municipal de Juiz de Fora (Palácio Barbosa Lima), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, e cremado na cidade de Contagem.
O ex-presidente estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 21 de maio, para tratamento de leucemia.
Itamar foi vice de Collor, e quando presidente, lançou o Plano Real, que venceu a inflação. Era defensor de causas nacionalistas, chegou a relançar o Fusca e teve presença marcante na política do Brasil.
Presidente do Cruzeiro, Zezé Perrella, primeiro suplente, deve assumir a vaga no Senado. A vereadora de Belo Horizonte, Elaine Matosinhos é a segunda suplente.

O corpo do ex-presidente sairá de São Paulo neste domingo, 03/07, por volta das 08h30, com chegada a Juiz de Fora prevista para 10h. Ele ficará na cidade mineira até a manhã de segunda-feira, 04/07. O velório será na Câmara Municipal de Juiz de Fora (Palácio Barbosa Lima) até a manhã de segunda-feira, 04/07, quando seguirá para o Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, onde será velado até o começo da tarde. Depois, o corpo será cremado em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte e as cinzas serão depositadas onde foi sepultada sua mãe, Itália Cautiero Franco, em Juiz de Fora, no Cemitério Muncipal Nossa Senhora Aparecida. Falecida em 1992, quando Itamar era presidente, Dona Itália Franco foi sepultada no túmulo de seus pais, os italianos Pasquale Cautiero e Raphaela de Lucca , onde também está sepultado seu irmão, Ernesto Cautiero Franco.

A presidente Dilma Rousseff (PT-RS), que ofereceu o Palácio do Planalto para o velório, anunciou que vai acompar o velório em Juiz de Fora. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), também anunciou que vai comparecer ao cerimonial.

Biografia
Itamar Franco nasceu a bordo do navio de cabotagem Ita (daí seu nome Itamar) que fazia a rota Salvador-Rio de Janeiro, tendo sido registrado na capital baiana no dia 28 de junho de 1930.
Filho do engenheiro Augusto César Stiebler Franco (1898/1930),  e de Itália América Liria Cautiero Franco (?-1994), Itamar não chegou a conhecer o pai, que nasceu em Juiz de Fora-MG e morreu em abril de 1930, vítima de malária. Augusto Franco havia sido contratado pelo governo baiano para trabalhar em obras de saneamento, construção de pontes e estradas no Recôncavo Baiano.

Com poucos meses de vida, Itamar mudou-se com a mãe, Itália Cautieiro Franco, para Juiz de Fora-MG. Na cidade mineira, Itamar se formou no ano de 1954 em engenharia civil e eletrotécnica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde atuou no movimento estudantil.

Em 1968, casou-se com Ana Elisa Surerus, com quem ficou casado por 10 anos e deixa as Fabiana Surerus Franco, 39 anos, e Georgiana Surerus Franco Forrester, de 40 anos, casada em 1999 com o americano David Stephen Forrester), com quem tem dois filhos: Stephen Augusto e Gabriela.

Itamar Franco era torcedor do Sport Club Juiz de Fora (clube pelo qual foi jogador de basquete), Fluminense-RJ, Atlético-MG e Palmeiras-SP. Em algumas ocasiões, deixou se fotografar com a camisa do Tupi nas mãos, talvez pelos cargos de relevãncia que ocupou e por ser o Tupi o único clube de futebol de Juiz de Fora em atividade. Mas jamais foi fotografado usando, vestido com a camisa do Tupi.

2 comentários:

Fred MAFIA AZUL JUIZ DE FORA disse...

O Itamar jamais torceria para esses lixos de fora de MG. Mesmo eu sendo da Máfia Azul de JF, prestigio o nosso ex-presidente que era um grande Atleticano. Ele não era um desses traíras que nascem em MG e torcem para clubes do RJ e SP.

Anônimo disse...

Prezado Fred, gostei de seu comentário sobres mineiros que torcem para times de outros Estados. Sou atleticano, e concordo com você quanto ao orgulho de ser mineiro e valorizar nossa origens. Walesson Gomes