segunda-feira, 4 de julho de 2011

A dança dos técnicos

Atlético-PR
Renato Gaúcho não ficou desempregado nem cinco dias. Depois de deixar o Grêmio, na madrugada da quinta-feira, ele foi confirmado, nesta segunda-feira, como o novo técnico do Atlético-PR. O treinador substitui Adilson Batista, que pediu demissão no sábado passado, e assume a equipe em crise. Após sete rodadas, o Furacão marcou apenas dois gols e conquistou um ponto no Campeonato Brasileiro. Com isso, é o lanterna, seis pontos atrás do Atlético-GO, primeiro time fora da zona de rebaixamento.
Antes de assumir o Grêmio, Renato Gaúcho trabalhou no Bahia, onde chegou a liderar a Série B de 2010, mas caiu de produção. O técnico deixou o time de Salvador na sétima posição, a três pontos do G-4. No fim do ano, o Bahia conseguiu o acesso à primeira divisão.
Além de Grêmio e Bahia, Renato Gaúcho também passou pelo futebol carioca. No Rio, ele comandou três clubes: Fluminense, Vasco e Madureira. Pelo Tricolor, conquistou a Copa do Brasil de 2007, mas quase foi rebaixado dois anos mais tarde - foi substituído por Cuca durante o Brasileirão. Pelo Gigante da Colina, caiu para a Série B em 2008.
No Grêmio, Renato comandou a equipe em 66 partidas, com 59,6% de aproveitamento: 34 vitórias, 16 empates e 16 derrotas. No ano passado, ele levou o Grêmio da lanterna à quarta posição do Campeonato Brasileiro e, com isso, à vaga na pré-Libertadores de 2011. Na atual temporada, o time foi eliminado pelo Universidad Católica nas oitavas de final da competição continental e perdeu para o Internacional na decisão do estadual. No Brasileirão, o clube gaúcho ocupa a 12ª posição, com oito pontos em sete rodadas.

Nenhum comentário: