quinta-feira, 14 de julho de 2011

Campos dos Goytacazes-RJ

    Minha linda Campos, Formosa e Intrépida!

                                por Carlos Cunha
Seja do ângulo que for eu sempre vejo com orgulho a beleza da bela planície que Deus reservou, neste cantinho do mundo e nos brindou em nascer e, ou morar nela.
Imaginem se o poeta Azevedo Cruz, que só via o rio Paraíba andando às suas margens, tivesse tido a oportunidade de fitar esta foto. O que de mais belo poderia acrescentar à sua Amantia Verba para que o professor e maestro, Newton Périssé Duarte, pudesse orquestrar em sua melodia.
Nesta obra de arte, que é a foto do artista fotográfico, Carlos Alves, ao ver no viridente Plaino Goytacá , esse rio que rola em nosso peito, majestoso como rei do oriente, podemos endossar as prosas do nosso poeta maior de que realmente seus vassalos vêm beijar-te os pés.
Fonte: http://www.odiariorj.com/

Fundada em 28 de março de 1835 e localizada no Norte Fluminense, Campos tem em São Salvador o seu padroeiro.

Com uma população de 463.535 habitantes (IBGE/2010), é a maior cidade do interior do estado do Rio de Janeiro e a décima maior do interior do Brasil. É, também, o município com a maior extensão territorial do estado, ocupando uma área pouco menor que a do Distrito Federal.

Possui 14 distritos: Dores de Macabu, Goytacazes, Ibitioca, Morangaba, Morro do Coco, Mussurupê, Santa Maria de Campos, Santo Amaro de Campos, Santo Eduardo, São Sebastião de Campos, Serrinha, Tocos, Travessão de Campos e Vila Nova de Campos.

O antigo distrito de Guarus (antes Guarulhos) foi anexado ao de Campos dos Goitacases em 1967 É deste distrito a origem do título de barão de Guarulhos. Há um desejo de boa parte dos moradores da margem esquerda do rio Paraíba do Sul em transformar Guarus em cidade.

Um comentário:

TADEU MIRACEMA disse...

Sou filho de Miracema e meu pai nasceu em São Francisco de Itabapoana. Por frequentar Campos desde pequeno a tenho no coração como minha segunda cidade.