quinta-feira, 14 de julho de 2011

Caminho Religioso da Estrada Real: de Padroeira a Padroeira

Caminho Religioso da Estrada Real

O Governo de Minas e a Arquidiocese de Belo Horizonte firmaram protocolo de intenções para a implantação do projeto "Caminho Religioso da Estrada Real: de Padroeira a Padroeira". O protocolo foi assinado na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), pelos secretários de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho; de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena; pelos secretários adjuntos de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Augusto Lio Horta, e de Cultura, Mária Olívia de Castro; pelo arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira; e por representantes das dioceses e arquidioceses da área de abrangência do Caminho Velho da Estrada Real.
O "Caminho Religioso da Estrada Real: de Padroeira a Padroeira" será um roteiro integrado de turismo religioso, envolvendo 86 municípios entre os santuários da Serra da Piedade, em Minas Gerais, e da Padroeira do Brasil, em Aparecida, São Paulo. Serão cerca de 600 quilômetros destinados à peregrinação e meditação, com conceito e sinalização turística indicativa baseados no Caminho de Santiago de Compostela.
Passaporte
O Caminho Religioso está sendo planejado para que o turista possa percorrê-lo a pé, de bicicleta ou a cavalo, se configurando como uma opção de turismo e peregrinação. O trajeto será demarcado para que o viajante seja capaz de se orientar ao longo de todo o percurso através de sinalização e guias ilustrados com mapas. O turista/peregrino também receberá um passaporte que será carimbado em pontos pré-estabelecidos. Aqueles que tiverem todos os carimbos receberão um Certificado de Conclusão do Caminho Religioso.
O Caminho abrange 86 municípios, sendo 38 na Rota Principal da Estrada Real (Caminho Velho, Sabarabuçu e Caminho dos Diamantes da Estrada Real) e 48 em sua área de influência.
Levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisas da Universidade de São Paulo mostra que existem cerca de 15 milhões de brasileiros interessados em destinos religiosos. O segmento de turismo religioso é o que mais cresce no mundo, 8,1 milhões de viagens domésticas no Brasil são motivadas pela fé, o que representa 3,6% de todas as viagens realizadas dentro do país.
Fonte: http://www.uai.com.br/

Nenhum comentário: