terça-feira, 26 de julho de 2011

26 de julho - dia dos avós


São Joaquim e Santa Ana ou Sant'Ana (do latim Anna e do hebraico Hannah, que significa graça, graciosa). Hoje, 26 de julho, é dia de Sant"Ana e São Joaquim; dia em que se comemora o Dia dos Avós, por eles serem os avós de Jesus.

A data da festa de São Joaquim sofreu várias alterações ao longo dos tempos. Inicialmente era celebrada no dia 20 de março, associada à de São José, tendo sido depois transferida para o dia 16 de agosto, para associar-lhe ao triunfo da filha na celebração da Assunção, no dia precedente.

Em 1879, o papa Leão XIII, cujo nome de batismo era Gioacchino (versão italiana de Joaquim), estendeu sua festa a toda Igreja. Finalmente, o Papa Paulo VI associou num único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria Santíssima.
 
Conta a história que, no século I a.C., Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria.

Devido à sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por ele a escolhida para ser Mãe de Seu Filho Jesus.
Festa de Santana

A fé dos Guaraciabenses, transformou a Festa de Santana em um grande evento, talvez o maior de toda região. Esta festa acontece nos dias 26 e 27 de julho.
Há um enorme número de fiéis visitando Guaraciaba por ocasião da festa de Santana, a padroeira da cidade.
Missas, Comunhões, Batismos, Procissões e outras manifestações da fé popular, são presenciadas por inúmeras pessoas, se constituindo num espetáculo de rara beleza.
Santana, cultuada numa imagem em tamanho natural datada do início do século XVIII e de origem espanhola, se traduz na principal manifestação de fé do povo de Guaraciaba.

Guraciaba-MG
O termo Guaraciaba é de origem indígena, significando "cabelos da cor do sol".
O povoamento da região onde se situa o atual município de Guaraciaba teve inicio no final do século XVIII e está ligado à mineração de ouro `as margens do Rio Bacalhau, por garimpeiros procedentes de Ouro Preto e Mariana.

Na confluência do Rio Piranga com o Rio Bacalhau iniciou-se o povoamento, que ficou conhecido como Barra do Bacalhau, depois Santana de Guaraciaba e posteriomente Guaraciaba. Em 27 de dezembro de 1948 o município emancipa-se.Localizado na Zona da Mata, com área de 353 km, apresentado relevo de topografia montanhosa, com ocorrência em seu subsolo de titânio, ouro e formações ferriferas e outros minerais. Possui também grande potencial hídrico formado pelos rios Bacalhau, Turvo e Piranga.

Um comentário:

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amigo Carlos Ferreira

Parabéns a todos avós e bisavós.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.