ALERJ - Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro
A Comissão de Turismo da ALERJ (Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), presidida pela Deputada Myrian Rios, promoveu em 14/06 uma audiência pública para debater o turismo cultural ferroviário no Estado do Rio. Com a presença do Subsecretário Estadual de Turismo, Audir Santana, e dos descendentes de Visconde de Mauá, o evento abordou a situação atual do setor, as perspectivas para os próximos anos, além dos projetos de reativação das estradas de ferro Grão Pará e Barão de Mauá. "As ferrovias são um patrimônio de grande importância para a história do nosso Estado e, por isso, estou trabalhando para revitalizá-las, buscando mecanismos para atrair investimentos", afirmou a Deputada.
A Comissão de Turismo da ALERJ (Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), presidida pela Deputada Myrian Rios, promoveu em 14/06 uma audiência pública para debater o turismo cultural ferroviário no Estado do Rio. Com a presença do Subsecretário Estadual de Turismo, Audir Santana, e dos descendentes de Visconde de Mauá, o evento abordou a situação atual do setor, as perspectivas para os próximos anos, além dos projetos de reativação das estradas de ferro Grão Pará e Barão de Mauá. "As ferrovias são um patrimônio de grande importância para a história do nosso Estado e, por isso, estou trabalhando para revitalizá-las, buscando mecanismos para atrair investimentos", afirmou a Deputada.
Como resultado da audiência, a comissão defenderá a criação de uma Frente Parlamentar de apoio aos ferroviários, inclusão no orçamento do Governo do Estado de emendas para destinação de recursos para as ferrovias e a realização de uma audiência pública com os Secretários de Turismo dos municípios envolvidos para desenvolver um programa de recuperação dos trens turísticos.
Frente Parlamentar
Frente Parlamentar
A criação de uma Frente Parlamentar de Apoio aos Ferroviários foi uma das sugestões apresentadas pela presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputada Myrian Rios (PDT), para auxiliar o setor.
Segundo o presidente da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária (AFPF), Antonio Pastori, R$ 73 milhões serão necessários para realizar o projeto que aumentará o fluxo turístico fluminense através dos trens, além de criar novos postos de trabalho e minimizar os índices de poluição e acidentes.
O presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos Culturais (ABOTTC), Sávio Neves Filho, informou que o Rio possui apenas sete trens em pleno funcionamento, contabilizando os de uso público e privado. O trem do Corcovado, que conta com quatro quilômetros de malha, é o que transporta o maior número de passageiros: cerca de 600 mil pessoas o visitam por ano. O subsecretário de Estado de Turismo, Audir Santana, lamentou a atual situação do sistema ferroviário e se mostrou determinado a lutar por políticas públicas que revertam esse quadro.Durante o encontro, também foram tratados temas como a revitalização da Estrada de Ferro Barão de Mauá, primeira ferrovia a ser estabelecida no Brasil (ligava o Porto de Mauá a Fragoso), e o seu prolongamento, a Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará, desativada em 1964 (fazia a Barão de Mauá chegar a Petrópolis).
Segundo o presidente da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária (AFPF), Antonio Pastori, R$ 73 milhões serão necessários para realizar o projeto que aumentará o fluxo turístico fluminense através dos trens, além de criar novos postos de trabalho e minimizar os índices de poluição e acidentes.
O presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos Culturais (ABOTTC), Sávio Neves Filho, informou que o Rio possui apenas sete trens em pleno funcionamento, contabilizando os de uso público e privado. O trem do Corcovado, que conta com quatro quilômetros de malha, é o que transporta o maior número de passageiros: cerca de 600 mil pessoas o visitam por ano. O subsecretário de Estado de Turismo, Audir Santana, lamentou a atual situação do sistema ferroviário e se mostrou determinado a lutar por políticas públicas que revertam esse quadro.Durante o encontro, também foram tratados temas como a revitalização da Estrada de Ferro Barão de Mauá, primeira ferrovia a ser estabelecida no Brasil (ligava o Porto de Mauá a Fragoso), e o seu prolongamento, a Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará, desativada em 1964 (fazia a Barão de Mauá chegar a Petrópolis).
Myrian Rios
Ao final do encontro, a deputada Myrian Rios recebeu, em consideração às suas iniciativas como presidente da comissão, o Título de Grande Benemérita da Sociedade Memorial Visconde de Mauá. Entre as iniciativas da deputada está a criação de um projeto de lei que institui no calendário do estado a data de 20 de abril como o Dia do Ferroviário. A homenagem foi concedida por Eduardo André e Francisca Chaves, tetraneto e trineta de Visconde de Mauá.Estiveram presentes na reunião os deputados Pedro Fernandes (PMDB) e Comte Bittencourt (PPS); o coordenador do Ponto de Cultura Barão de Mauá, Victor José Ferreira; e o presidente de Engenharia da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, Hélio Suêvo Rodrigues.
Um comentário:
Notícias do seu estado Carlos Ferreira?
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