sexta-feira, 3 de junho de 2011

Partidos Políticos

País pode ganhar nas próximas eleições mais oito partidos
Novos vão se somar aos 27 já existentes. As novas legendas contemplam mulheres e segmentos ambientais e religiosos
Os eleitores brasileiros ainda nem decoraram o significado das 27 legendas políticas do país e já podem ter, nas próximas eleições, mais trabalho para se atualizar, com novos ingredientes na já encorpada sopa de letras da política nacional. Interessados em ampliar o horizonte partidário articulam o registro de pelo menos oito novas legendas, conforme comunicado ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Para garantir a participação nas urnas, eles precisam conseguir 482.894 assinaturas de apoio.

Para começar a formar um partido é preciso ter pelo menos 101 eleitores de, no mínimo, um terço dos estados, elaborar um programa e estatuto partidário que será publicado no Diário Oficial da União, e registrar no cartório de Brasília. Ao TRE-MG foram enviados dados de oito processos em andamento que contemplam segmentos ambientais, de mulheres e religiosos. Eles correm atrás agora dos eleitores, que no estado devem ser no mínimo 11.838 assinaturas.

Os verdes, por exemplo, além do PV, podem ter como opção o Partido Ecológico Nacional (PEN) ou o Partido do Meio Ambiente (PAM). Os dois estão sendo formados com a bandeira do desenvolvimento sustentável, com respeito à preservação das reservas ecológicas.

Mulheres
O segmento feminino também se organiza com o Partido da Mulher Brasileira, que tem como eixos “a valorização social, moral, profissional e política da mulher” e sua “integração social”. Em seu site, apresenta um manifesto defende a igualdade de direitos. Se articulam ainda o Partido da Pátria Livre e o Partido Cristão. Na área social, pode vir aí o Partido Social Democrático e o Partido da Transformação Social. Este último, PTS, segundo o secretário administrativo em Belo Horizonte, Adelson de Souza, já tem assinaturas em 18 estados e terá a linha de esquerda. A maioria dos filiados viria do PT.

O mais famoso dos partidos em criação é o Partido Social Democrata, do prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, que deixou o DEM para formar a nova agremiação. Em Minas Gerais, já conseguiu filiar cinco parlamentares no exercício do cargo. Também recolhem assinaturas em Minas Gerais os representantes do Partido Novo, gestado pelo economista João Dionísio Amoedo, que tem como filosofia a adoção de práticas da iniciativa privada pelo poder público.

À espera de registro
Partido Novo (PN)
Partido Ecológico Nacional (PEN)
Partido do Meio Ambiente (PAM)
Partido Social Democrático (PSD)
Partido Pátria Livre (PPL)
Partido da Mulher Brasileira (PMB)
Partido Cristão (PC)
Partido da Transformação Social (PTS)
Fonte: http://www.uai.com.br/

4 comentários:

TADEU MIRACEMA disse...

Será que no meio de tantos nomes de partido não aparecerá o PH, Partido dos Honestos? Mais uma aberração da classe política brasileira, que só pensam em seus benefícios próprios.

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amigo Carlos Ferreira

É amplamento reconhecido que não temos autênticos partidos políticos.

É mínima a quantidade de eleitores que vota, de fato, em partidos. Com as coligações pensa-se votar num partido, mas de fato vota-se em outro.

Com as reforma política em exame no Congresso é de se esperar que, pelo menos esta urgia, venha de ser impedida.

Aliás não há como justificar tantas diferentes propodsições de governo, quanto de partidos.

Abraços,saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.

snitramus falandodomundo disse...

Olá, recentemente fiz uma postagem sobre o assunto em um dos meus sites.Como muitos brasileiros ando aborrecido com tanta coisa,malafada a política no Brasil é feita de forma irresponsável; a quantidade exagerada de partidos só tem a complicar o eleitor mal esclarecido e com isso candidatos oportunistas se elegem e quem paga o pato é o brasileiro. Mal dirigido, nosso país é uma caricatura perante o mundo, é lamentavel.
Snitram

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Caro Carlos Ferreia

É público e notário que não há quem esteja satisfeito com a situação partidária atual.

A oportunidade para isto modificar é para já. No Congresso o assunto está fervendo no dia-a-dia.

Cabe ao eleitor insatisfeito pressionar os seus eleitos para que encontrem o melhor caminho e não ficar apenas no blá-blá-blá.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.