quinta-feira, 16 de junho de 2011

Literatura

"O Espírito do São Roque"

Livro de 32 páginas, escrito pelo jornalista Ivanir Yasbeck, em parceria com Maurício Gama e com apoio da Lei Murilo Mendes. Editado em 1996, o livro tem a apresentação escrita pelo jornalista José Carlos de Lery Guimarães.

O título é a expressão resumida de "o espírito de humor da Turma do Largo do São Roque" tornou-se uma valiosa obra de consulta a quem queira conhecer a vida em Juiz de Fora no início da segunda metade do Século XX. Nele estão impressos diversos retratos do comportamento humano e da constituição física da cidade naquele período.

A Turma era composta por um numeroso grupo de amigos, que se fez presente na vida de Juiz de Fora, de forma ruidosa, nos anos 50, 60 e parte dos 70.

O livro descreve a cidade naqueles tempos, suas atrações (os diversos cinemas e clubes esportivos e sociais), o modo de vida (os bondes como principal meio de transporte), é ilustrado por 45 fotos, relata 70 histórias mais marcantes da TSR (Turma do São Roque) se encerra com a relação de 190 nomes de membros natos da turma ou de agregados, isto é, aqueles que se identificaram com o seu senso de humor.

A marca mais forte da presença da TSR em Juiz de Fora é a criação da Banda Daki.

Nenhum comentário: