quarta-feira, 15 de junho de 2011

Túlio Maravilha

Túlio Maravilha pode estar de volta ao futebol. Mais precisamente no Maguary Sport Club, que está na Terceira Divisão do Campeonato Cearense.

Túlio Maravilha poderá vestir a camisa 7 do Maguary. O jogador está com 42 anos e a 42 gols da marca do milésimo. Aguiar Júnior, não nega que a vinda do atleta para o clube pode trazer maior visibilidade.

Atualmente, o atacante está negociando com times de Goiás, mas ainda não tem nada fechado. Por ser vereador em Goiânia, Túlio só poderia se apresentar no clube de quinta a domingo.

A contratação do atacante faz parte dos planos da diretoria de chegar à Primeira Divisão do Campeonato Cearense e ter destaque nacional no futebol. Porém, as ações da diretoria não vivem só de contratações de grandes jogadores. A mais recente conquista foi trazer à comissão técnica do Maguary o ex-técnico do Fortaleza, Mirandinha.

Maguary
Fundado em 24 de junho de 1924, o Sport Clube Maguary, também chamado de Clube dos Príncipes, tem capítulos importantes na história do futebol cearense. A equipe, que começou a disputar o Estadual em 1927, participou da primeira partida do Campeonato Cearense transmitida pelo rádio, em 1939, contra o Estrela do Mar Foot-ball Club.

O campeonato de 1944 foi conquistado de forma invicta e, por isso mesmo o Maguary era considerado franco favorito ao título do ano seguinte. A diretoria do clube investiu pesadamente para conquistar o tricampeonato, mas perdeu o campeonato para o Ferroviário. A perda do título gerou uma crise que levou à extinção do seu departamento de futebol.

Em 1972, houve uma tentativa de volta aos gramados, com o nome de Maguari Esporte Clube, até que, três anos depois, o clube fechou as portas de vez. A sua sede foi vendida para a Companhia Energética do Ceará (Coelce) e depois repassada para a Fundação Coelce de Seguridade Social, a caixa de previdência dos funcionários da companhia.

Campeão cearense em quatro oportunidades (1929, 1936, 1943 e 1944), o clube reabriu há três anos, sob a tutela do político e empresário Aguiar Jr.. Hoje, a equipe do Maguary disputa a Terceira Divisão do Campeonato Cearense, mas teve seus momentos de glória. O clube é o primeiro campeão do Castelão quando venceu o América, em dezembro de 1973, na final do "Torneio Breno Vitoriano".

Nenhum comentário: