terça-feira, 14 de junho de 2011

Literatura

"Os bondes de Juiz de Fora - Minas - Imagens eternas"

Uma retrospectiva visual de uma época emocionante da História de Juiz de Fora. "Os bondes de Juiz de Fora - Minas - Imagens eternas" é uma coletânea com 150 reproduções fotográficas da iconografia dos Bondes.

Um trabalho de três anos de pesquisas, desenvolvido pelo fotógrafo profissional e professor da arte fotográfica Aelson Faria Amaral e que relata os fatos desde sua implantação na década de 1880, até a desativação, em 1969. O prefácio da obra é do diretor-superintendente da Fundação Museu Mariano Procópio (Mapro), jornalista Douglas Fasolato.

Nos 161 anos de história, Juiz de Fora teve seus caminhos cortados por bondes por 88 anos. De sua primeira aparição, puxados por burros em 1881, até sua última viagem em 11 de abril de 1969, eles levavam e traziam o juiz-forano pelas ruas do centro e para alguns bairros, como São Mateus e Santa Terezinha.

Em 135 páginas, o livro exibe aspectos da cidade sob diversos ângulos e em diferentes épocas; apresenta trilhos e trajetos dos bondes de tração animal e elétrica; oferece detalhes dos condutores, motorneiros, diretores e demais funcionários das empresas; mostra flagrantes dos usuários dos bondes e de acidentes, além de acompanhar o processo de desativação das linhas.

Editado pela Funalfa, o livro tem identidade visual e design gráfico de Lena Sperandio e Rita Britto.

Nenhum comentário: