Morre em Belo Horiznte, aos 82 anos, o ex-técnico Barbatana
O ex-jogador e ex-treinador do Atlético, João Lacerda Filho, o Barbatana, morreu nesta quarta-feira, 29/06, em Belo Horizonte. Barbatana estava com 82 anos. Ele sofria do Mal de Alzheimer e já estava aposentado do futebol.
O técnico começou a carreira como jogador no Atlético, em 1950. Ele fez parte da delegação que excursionou pela Europa e foi considerada 'Campeã do Gelo'. Em 1958, ele retornou para o Atlético e conquistou o Campeonato Mineiro daquele ano. No Atlético, realizou 37 partidas e marcou 05 gols. Atuou também no Villa Nova (Nova Lima).
Já como técnico, Barbatana é o terceiro que mais vezes comandou o Alvinegro. Ele esteve à frente do time em 227 partidas, com 143 vitórias, 56 empates e 28 derrotas.
Pertencia a Barbatanaa maior sequência invicta (22 jogos, entre 1977 a 1978) e a mais longa série de vitórias consecutivas (oito, em 1977, ao lado de Hilton Chaves, em 1986) em Campeonatos Brasileiros
Outros feitos marcantes na carreira de Barbatana são os 'títulos' de ser o descobridor de Reinaldo, que foi trazido por ele da equipe de Ponte Nova, e de ter relacionado para os profissionais o volante Toninho Cerezo e o meia Paulo Isidoro.
Quando o assunto é o Campeonato Brasileiro, Barbatana é o técnico com melhor rendimento de pontos pelo Atlético na competição nacional. Comandante do time entre 1976 e 1978, o treinador conquistou 67,20% dos pontos que disputou.
Barbatana conquistou também o Campeonato Mineiro de 1976 e foi vice Campeão Brasileiro invicto, em 1977. Nesta oportunidade, o Atlético perdeu uma disputa de pênaltis para o São Paulo, na final do Brasileirão, em pleno Mineirão, e ficou com o segundo lugar.
Além do Atlético, dirigiu Goiás, Náutico e Al-Helal, da Arábia Saudita e seleção da Indonésia.
Barbatana era mineiro de Ponte Nova, cidade tradicional, localizada na Zona da Mata Mineira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário