quarta-feira, 18 de maio de 2011

Série D 2011

Um internauta enviou um e-mail ao site Portal Futebol Interior através da seção Grito da Galera, questionando a divisão dos grupos 05 e 06 do Campeonato Brasileiro da Série D.
Leandro Lanna afirma ter apenas "uma explicação" para tal divisão. Segundo ele, o Uberaba Sport Clube, time representante de Minas Gerais, acabou sendo beneficiado.

Confira a opinião do interauta:
Analisando a divisão das equipes que integram o Grupo A5 e A6 da série D, definidos pela CBF, ficou evidente o propósito de se beneficiar o Uberaba Sport Clube, nono colocado no Campeonato Mineiro de 2011. A visita do Presidente do Uberaba, Sr Luiz Humberto Borges, e do Deputado Federal Paulo Piau à CBF deu resultado.

Ora, o America de Teófilo Otoni, campeão mineiro do interior 2011, quarto colocado no campeonato mineiro, por óbvio, deveria ser o primeiro representante do Estado de Minas Gerais na Série D. Também, por óbvio, deveria ficar em um grupo em que as viagens seriam mais curtas (Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais).

Pergunta-se: Porque o America de Teófilo Otoni, primeiro representante de Minas, não foi colocado no grupo A6 (MG, RJ, ES), no lugar do Formosa- GO/DF?

Porque o Formosa GO/DF foi colocado no grupo de cariocas, capixabas e mineiros (A6) e não no outro grupo que possui 4 (quatro) times da região centro-oeste (Grupo A5 – Tocantins, Goias, Distrito Federal) e apenas um de Minas Gerais (America de Teófilo Otoni)?

Pode parecer estranho, mas a resposta é simples: PARA BENEFICIAR O UBERABA, time do triângulo mineiro, próximo do Estado de Goiás e Distrito Federal, NONO colocado no campeonato mineiro.

O America de Teófilo Otoni anunciou oficialmente, no inicio do mês de maio, que não vai disputar a série D, por dificuldades financeiras.

Com a desistência do America de Teófilo Otoni, respeitando a classificação final do Mineiro 2011, o próximo clube a ser chamado seria o TUPI, depois a Caldense, logo em seguida o Guarani, e só depois o Uberaba.

A Caldense (Sul de Minas) e o Guarani (Região Central do Estado) já manifestaram anteriormente que não têm interesse em disputar a serie D. Imaginem agora com esta divisão dos grupos. Por certo, iriam desistir. Então, para o Uberaba ficar com a vaga, bastaria a desistência do Tupi.

Com o nítido propósito de forçar a desistência do Tupi, colocaram o Formosa –DF/GO no grupo dos cariocas, mineiros e capixaba (viagens de mais de 1000 km) e colocaram o America de Teofilo Otoni (que já não ía disputar a série D) no grupo dos times de Goiás, Distrito Federal e Tocantins. Com a desistência do Tupi-MG, o Uberaba ficaria com a vaga e integraria o grupo A5, jogando perto de casa.

Ora, o Tupi certamente não desistiria se fosse substituir o America de Teófilo Otoni no Grupo A6, haja vista que Juiz de Fora é muito próxima de Saquarema (Boa Vista), São João de Meriti (Sendas), Nova Lima (Vila Nova), e cidades do Espírito Santo.

Portanto, ficou claro que a colocação do Formosa GO-DF no grupo A6 (MG, RJ, ES) e não no grupo A5 (GO, DF, TO) foi com a finalidade de impedir as participações do América de Teófilo Otoni e do Tupi e permitir o ingresso do Uberaba no grupo A5.

Para beneficiar uma única equipe (Uberaba), prejudicaram diretamente o América de Teófilo Otoni, o Tupi e, principalmente, o Formosa (vai ter que viajar quatro vezes mais de 1000 km), sem contar as outras quatro equipes do grupo A6 que vão ter que ir até Formosa (mais de 1000 km do RJ, MG, ES).

Respeitando a lógica os grupos deveriam ser divididos na seguinte maneira:

Grupo A5
Gurupi-TO, Crac-GO, Anapolina-GO, Gama-DF, Formosa-DF

Grupo A6
Sendas-RJ, América TO-MG, Boavista-RJ, Villa Nova-MG e o representante do Espirito Santo.

Nenhum comentário: